Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Raiva Humana: crianças são as mais atingidas

12 Fev 2010 - 16h16Por Diário do Pará
As crianças estão mais vulneráveis as mordidas por serem em maior quantidade e não por serem a preferência do morcego”, explica Wilson Uieda, biólogo do Departamento de Zoologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, responsável pela pesquisa “Distribuição dos morcegos hematófagos na região Amazônica e o papel do morcego hematófago Desmodus rotundus na transmissão da raiva”. Em função da grande quantidade de crianças na Amazônia, esses pequenos são os mais agredidos por mordidas de morcegos.

Outro fator que leva as crianças a serem as mais agredidas por esses animais são as moradias. As populações ribeirinhas da Amazônia, em sua maioria, vivem em palafitas ou em casas de madeira e barro coberta de palhas, dormindo em redes e sem a proteção adequada contra esses animais. Além disso, sendo o barco o meio de transporte mais comum, crianças e adultos ficam suscetíveis a ataques noturnos.

“As crianças estão mais expostas pelas brincadeiras e por terem um sono mais pesado. Com isso, elas não são picadas somente uma vez, mas dezenas de vezes”, lembra Uieda. Os dados foram divulgados durante o Simpósio sobre a Raiva Humana na Amazônia, parte da programação do XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, em Belém (PA), que também contou com a participação do médico veterinário Alberto Begot e Marcelo Wada, do Ministério da Saúde.

A raiva humana no Brasil

“De 1980 até 2009, 79% dos casos de raiva humana no Brasil foram ocasionados por morcegos”, lembra Marcelo Wada, responsável pelo Grupo técnico da raiva, vinculado a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em Brasília (DF) ao apresentar “Agressões e surtos recentes de raiva humana transmitida por morcegos hematófagos”, no Congresso de Zoologia.

Nos anos 80 e 90 a raiva humana sempre esteve ligada aos cães. “Devido ao elevado número de casos humanos, onde o agressor era canino, o foco das campanhas era todo direcionado aos cães”. Porém, nos últimos dez anos, o número de agressões ocasionadas por cães se igualou ao número de agressões por morcegos. “Apesar de ter aumentado os casos de raiva humana por morcegos, a partir de 2007 registramos menos de dez casos por ano, mostrando um avanço muito grande do Programa Nacional de Combate a Raiva.” relata Marcelo Wada.

Wada lembra quais são os fatores de risco que levou o Brasil a ter surtos de raiva, transmitida por morcegos, em 2004 e 2005. “As mordidas por morcegos hematófagos tem como fatores determinantes os desmatamentos, as queimadas, as condições de moradias dessas comunidades ribeirinhas onde as casas fazem usos de jiraus e há falta de luz, além do uso de redes sem mosqueteiros”.

A raiva

De acordo com o Portal do Ministério da Saúde (MS), o vírus rábico pertence à ordem Mononegavirales, família Rhabdoviridae e gênero Lyssavirus. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se no ponto de inoculação, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou animais enfermos.

Todos os mamíferos são suscetíveis à infecção pelo vírus da raiva. A imunidade é conferida por meio de vacinação, acompanhada de soro. Dessa maneira, pessoas que se expuseram a animais suspeitos de raiva devem ser vacinados, assim como indivíduos que, em função de suas profissões, se mantêm constantemente expostos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação