Menu
SADER_FULL
segunda, 27 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Quebra da safra de laranja 2009/2010 é menor do que a estimada

21 Jan 2011 - 17h42Por Agência Brasil

A produção de laranja na safra 2009/2010 foi de 297,5 milhões de caixas de 40,8 quilos, no estado de São Paulo, responsável por aproximadamente 80% da produção distribuídos entre 17 mil citricultores. O último levantamento da safra do fruto foi divulgada hoje (21) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e surpreendeu produtores por representar uma quebra de menos de 1% em relação à safra passada, quando o estimado era de até 25%.

Segundo a estatal, a área total plantada ocupa 608,6 mil hectares. Do total comercializado, a estimativa é de que 82,7% foram destinados à indústria processadora de suco e 17,3% para o mercado in natura. No início do último trimestre do ano passado, quando os dados ainda não estavam consolidados, havia estimativa de quebra da produção de até 25% em relação às 300 milhões de caixas produzidas na safra 2008/2009, por causa da seca e de pragas.

“Consolidando esses dados, a quebra foi bem menor do que a esperada. Mas é preciso ver se os números da indústria são esses mesmo, porque são uma caixa preta”, afirmou à Agência Brasil o presidente da Câmara Setorial da Citricultura, Marco Antônio Santos, explicando a dificuldade em se conseguir informações das empresas que processam o suco de laranja.

A Conab informou que há indicações de que a safra 2010/2011 pode ter produção de 353 milhões de toneladas de laranja. Segundo Santos, o aumento do volume produzido é previsto devido às condições climáticas favoráveis na época da florada e à baixa incidência de pragas.

O levantamento, de acordo com a Conab, foi feito em parceria firmada com a Secretaria de Agricultura de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). Os dados foram colhidos por amostragem. O próximo levantamento será feito em março.

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"