Menu
SADER_FULL
segunda, 27 de setembro de 2021
Busca
GLÓRIA DE DOURADOS

PSF reforça programas saúde familiar em bairro de Glória de Dourados

26 Nov 2009 - 07h39Por Demerval Nogueira / Fátima News

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) via Programa Saúde da Família (Psf) da Vila Industrial desenvolve trabalho de prevenção e conscientização abordando temas que afetam a população no cotidiano. Objetivando a cientificação da necessidade de prevenir e disseminar os trabalhos desenvolvidos, realizou-se uma palestra no salão de festas da comunidade João Paulo II, Industrial, poente, focalizando doenças como, a Dengue e também esclarecendo aspectos sobre a Hiperdia. Edmara Honório dos Santos, enfermeira-chefe do Psf da Vila Industrial falou sobre a Dengue, explicando que, “a dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por um arbovírus, do gênero Flavivírus”, disse a enfermeira detalhando ainda, “a dengue é transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti infectado, também conhecido, como, mosquito da dengue, vivem na área urbana e gostam de água limpa.

 

 

Portanto, é preciso ter muito cuidado, principalmente no quintal de casa, evitando recipientes com água e também as plantas em xaxins e vasos”. Para ilustrar um pouco mais sobre o tema, o Psf da Vila Industrial montou uma peça teatral formada por Agentes Comunitários de Saúde (ACS), denominado, “O inimigo mora ao lado!” Durante a apresentação os “atores” demonstram, com muita criatividade, as formas de combater o mosquito da dengue e sua proliferação.

 

 

A médica geriatra Tânia Pereira Xavier dos Santos falou sobre o Sistema Hiperdia, que afere pressão arterial e diabetes na unidade do Psf da Industrial. A profissional de medicina disse, “é necessário que todos pratiquem exercícios físicos, com orientação médica, e façam uma alimentação balanceada, mais saudável, evitando comidas salgadas, gordurosas e também bebidas alcoólicas, porque o sal, a gordura e o álcool são elementos que geram enormes transtornos hipertensivos, ou seja, a chamada pressão alta” argumenta a médica, esclarecendo ainda, “também é necessário evitar alimentos que contém sacarose, ou seja, o açúcar comum que é consumido no dia a dia, porque, o açúcar é um produto profundamente nocivo aos portadores e predispostos de diabetes”, diagnostica a geriatra. Tânia disse também que, “o sal, a gordura, o açúcar e até mesmo o álcool é importante na cadeia alimentar das pessoas, porém, tudo tem que ser de forma absolutamente moderada”.

 

 

A odontóloga do Psf, Paola Yurie Nodu, também presente na palestra, destacou a importância da higiene bucal, argumentando, “o acompanhamento odontológico é um dos fatores que contribuem sobremaneira com a saúde das pessoas, portanto é necessário visitar o médico-dentista do Psf, a cada seis meses, mesmo porque, dentes cariados e os chamados apodrecidos podem ocasionar sérios problemas de saúde”, consta Yurie. O Psf da Vila Industrial tem um raio de ação considerável, ele abrange toda a Vila Industrial em suas duas partes, bem como, os conjuntos residenciais, Cohab/BNH, com 174 moradias e Nova Glória, 75 residências. Este complexo mantém uma densidade populacional englobando cerca de 3.380 habitantes.

 

 

A próxima reunião-palestra acontece sexta-feira, 27, às 13h, na comunidade Santa Luzia, nascente, sempre com a participação de todos os membros do Psf da Industrial, bem como, os Agentes Comunitários de Saúde, que também são responsáveis pelos cadastramentos, recadastramentos e atendimentos diversos na área de saúde pública, casa por casa.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"