Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
GLÓRIA DE DOURADOS

PSF reforça programas saúde familiar em bairro de Glória de Dourados

26 Nov 2009 - 07h39Por Demerval Nogueira / Fátima News

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) via Programa Saúde da Família (Psf) da Vila Industrial desenvolve trabalho de prevenção e conscientização abordando temas que afetam a população no cotidiano. Objetivando a cientificação da necessidade de prevenir e disseminar os trabalhos desenvolvidos, realizou-se uma palestra no salão de festas da comunidade João Paulo II, Industrial, poente, focalizando doenças como, a Dengue e também esclarecendo aspectos sobre a Hiperdia. Edmara Honório dos Santos, enfermeira-chefe do Psf da Vila Industrial falou sobre a Dengue, explicando que, “a dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por um arbovírus, do gênero Flavivírus”, disse a enfermeira detalhando ainda, “a dengue é transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti infectado, também conhecido, como, mosquito da dengue, vivem na área urbana e gostam de água limpa.

 

 

Portanto, é preciso ter muito cuidado, principalmente no quintal de casa, evitando recipientes com água e também as plantas em xaxins e vasos”. Para ilustrar um pouco mais sobre o tema, o Psf da Vila Industrial montou uma peça teatral formada por Agentes Comunitários de Saúde (ACS), denominado, “O inimigo mora ao lado!” Durante a apresentação os “atores” demonstram, com muita criatividade, as formas de combater o mosquito da dengue e sua proliferação.

 

 

A médica geriatra Tânia Pereira Xavier dos Santos falou sobre o Sistema Hiperdia, que afere pressão arterial e diabetes na unidade do Psf da Industrial. A profissional de medicina disse, “é necessário que todos pratiquem exercícios físicos, com orientação médica, e façam uma alimentação balanceada, mais saudável, evitando comidas salgadas, gordurosas e também bebidas alcoólicas, porque o sal, a gordura e o álcool são elementos que geram enormes transtornos hipertensivos, ou seja, a chamada pressão alta” argumenta a médica, esclarecendo ainda, “também é necessário evitar alimentos que contém sacarose, ou seja, o açúcar comum que é consumido no dia a dia, porque, o açúcar é um produto profundamente nocivo aos portadores e predispostos de diabetes”, diagnostica a geriatra. Tânia disse também que, “o sal, a gordura, o açúcar e até mesmo o álcool é importante na cadeia alimentar das pessoas, porém, tudo tem que ser de forma absolutamente moderada”.

 

 

A odontóloga do Psf, Paola Yurie Nodu, também presente na palestra, destacou a importância da higiene bucal, argumentando, “o acompanhamento odontológico é um dos fatores que contribuem sobremaneira com a saúde das pessoas, portanto é necessário visitar o médico-dentista do Psf, a cada seis meses, mesmo porque, dentes cariados e os chamados apodrecidos podem ocasionar sérios problemas de saúde”, consta Yurie. O Psf da Vila Industrial tem um raio de ação considerável, ele abrange toda a Vila Industrial em suas duas partes, bem como, os conjuntos residenciais, Cohab/BNH, com 174 moradias e Nova Glória, 75 residências. Este complexo mantém uma densidade populacional englobando cerca de 3.380 habitantes.

 

 

A próxima reunião-palestra acontece sexta-feira, 27, às 13h, na comunidade Santa Luzia, nascente, sempre com a participação de todos os membros do Psf da Industrial, bem como, os Agentes Comunitários de Saúde, que também são responsáveis pelos cadastramentos, recadastramentos e atendimentos diversos na área de saúde pública, casa por casa.

 

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho