Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Projetos visam estimular contratação de trabalhadores com mais de 45 anos

25 Mai 2011 - 14h41Por Agência Senado

A aprovação de projetos que estimulem a contratação de pessoas com mais de 45 anos foi defendida por senadores nesta terça-feira (24).

Em audiência pública para discutir "Políticas de Emprego para os Trabalhadores Experientes (a partir dos 45 anos), o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou que uma proposta sua com tal objetivo tramita na Câmara dos Deputados.

O PLS 126/05 (que tramita como PL 6930/06 na Câmara) institui o Programa Nacional de Estímulo ao Emprego de Trabalhadores Experientes (PNETE) para criar postos de trabalho para pessoas com mais de 45 anos.

Segundo Paim, a proposta foi incorporada a um substitutivo do deputado Roberto Santiago (PV-SP), que juntou várias propostas sobre o mesmo assunto.

O objetivo é fortalecer políticas públicas para que o trabalhador com mais idade tenha mais oportunidades no mercado de trabalho - explicou Paim, autor do requerimento para a audiência pública da Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAS).

O senador Vicentinho Alves (PR-TO) defendeu a aprovação do projeto de Paim "para que o Brasil possa conviver com pessoas mais preparadas e mais qualificadas para dar uma contribuição maior".

O mundo inteiro busca os trabalhadores com mais de 45 anos, pois estão no auge de suas carreiras, mas no Brasil o entendimento é de que os mais experientes têm que se aposentar e encostar-se - disse.

O senador Casildo Maldaner (PMDB - SC) informou ter apresentado projeto (PLS 188/11) para permitir ao aposentado que voltar a trabalhar um posterior aumento de seu benefício. Ao voltar a contribuir com a Previdência Social, o aposentado agregaria esse novo valor à aposentadoria, "sempre observando o teto da Previdência", explicou.

Voltando a trabalhar, o cidadão volta a contribuir para a Previdência e, assim, ganharia um plus na sua aposentadoria - explicou Casildo Maldaner.

Para Ataíde Oliveira (PSDB-TO), a solução está na ampliação da qualificação de mão-de-obra pelo Sistema S (Sesi/Sesc/Senac). Empresário do setor da construção civil, o senador afirmou que em outros países, o profissional mais experiente é muito valorizado, enquanto que no Brasil, a falta de reconhecimento está justamente no problema da qualificação.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação