Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Professores querem salários dignos, informa Sintrae/MS

13 Jan 2011 - 16h04Por Wilson Aquino

Professores e funcionários de escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul querem salário digno e plano de carreira que valorize o empenho de cada um na difícil tarefa de ensinar. Estas e outras reivindicações a esses profissionais é uma das bandeiras de luta permantente do Sintrae/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no MS), reforçadas nesse início de um novo ano letivo. “ “É preciso avançar mais na melhoria dos salários dos professores e funcionários de
escolas, principalmente as particulares, que recebem cada vez mais estudantes em todos os níveis”, afirma Ricardo Martinez Froes, presidente do sindicato. Essa bandeira do Sintrae/MS, segundo ele, conta com o apoio também da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – Fitrae MT/MS.

A cada Convenção Coletiva de Trabalho – CCT negociada com a classe patronal que representa as escolas particulares de Mato Grosso do Sul, o Sintrae/MS tem procurado avançar cada vez mais na melhoria da remuneração de professores e funcionários desses estabelecimentos. No entanto, tem encontrado relativa dificuldade para alcançar patamares “justos e ideais para quem tem a difícil missão de ensinar e estimular o aprendizado neste Estado”, afirma o sindicalista na esperança de que em 2011 esse quadro mude e a educação seja, de fato, uma prioridade no País.

A valorização dos profissionais da educação escolar, das instituições públicas e privadas, com a garantia de plano de carreira e piso salarial condigno, são metas que os próprios professores e funcionários de escolas particulares de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso elencaram durante o V Congresso da Fitrae MT/MS, realizado em novembro do ano passado em Campo Grande.

 O presidente da federação, Eduardo Botelho informa que existem outros pontos importantes elencados pela classe como “bandeiras de luta” a serem convertidas em ações imediatas, tais como: - O plano nacional de educação, que tenha como metas a se concretizarem durante o seu período de vigência, 2011 a 2020, a universalização de todas as etapas da educação básica, garantindo-se às crianças, a jovens e aos adultos que delas necessitem, o efetivo acesso e a permanência com êxito na escola; - a erradicação do analfabetismo absoluto e funcional.

Professores e funcionários de escolas particulares de MS e MT querem também a ampliação do ensino superior público, tendo como meta a inclusão de pelo menos 40% dos jovens em idade de cursá-los; - implementação da educação profissional, como medida fundamental à qualificação para o trabalho de todos os jovens; - o financiamento da educação com base no PIB, atingindo-se 10% em 2014.

A redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução dos salários, como medida de valorização do trabalho e de geração de emprego, também é empunhada pelo Sintrae/MS e Fitrae MT/MS, assim como o fim do fator previdenciário, que é responsável pela subtração de considerável parcela dos já minguados proventos de aposentadoria, chegando, em muitos casos, a 50% de seu total. “São essas algumas das principais reivindicações de professores e funcionários de escolas particulares não só de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, mas de todo o Brasil”, afirmou Ricardo Froes que espera que o governo de Dilma Rousseff valorize a classe e também o novo Congresso Nacional.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação