Menu
SADER_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Produtores da área de risco articulam protesto na BR-163

24 Ago 2006 - 09h33
O presidente da Associação Comercial de Eldorado, Auro Trento (também membro do Sindicato Rural, disse que comerciantes e produtores rurais do município estão articulando um protesto para chamar a atenção das autoridades governamentais para os problemas econômicos causados após o surgimento da febre aftosa e que podem ser prorrogados após a decisão da manutenção do embargo na área de risco sanitário.
De acordo com Trento, juntamente com representações de Japorã e de Mundo Novo, os produtores de Eldorado não descartam a possibilidade de fechar a rodovia BR-163. Segundo ele, falta decidir a data e o local do protesto, e havendo o fechamento, faltaria escolher pelo bloqueio total ou parcial.
Os eldoradenses temem que o prolongamento das medidas restritivas possam causar mais prejuízos na região impactada pelo surgimento dos 34 focos de febre aftosa, em outubro de 2005. “Perdemos mais de 60 % do movimento comercial na cidade e houve redução nas contratações, com dispensa de 600 funcionários no frigorífico e menor capital circulante, devido a falta de comercialização de carne, leite e derivados na região, sem contar que fomos castigados por secas em três anos consecutivos” relembrou Trento, que tem uma revenda de implementos agrícolas.
O industrial Marcos Ramalho acredita que o frigorífico Fibrasil (ex-Friboi) continuará funcionando após ser reaberto há cerca de 60 dias, para o abate de 300 animais/dia (com venda para o mercado interno) e com a contratação de 260 funcionários, Trento que haja a garantia da continuidade do funcionamento. “Além de não divulgar nada sobre o funcionamento do frigorífico, queremos que haja a autorização para a reabertura dos frigoríficos de Iguatemi”, afirmou.
 

Sul News

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro