Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 20 de setembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Procura por empréstimo cai pelo 2º mês, aponta Serasa

14 Out 2009 - 10h16Por G1

A demanda dos consumidores por crédito registrou a segunda queda consecutiva em setembro deste ano.

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, divulgado nesta quarta-feira (14), mostra que a busca por crédito junto aos bancos, financeiras, crediários e cartões de crédito, principalmente, recuou 3,4% em setembro na comparação com o mês imediatamente anterior. Em agosto já havia ocorrido a primeira queda em cinco meses, de 0,3% em relação a julho.

De acordo com os técnicos da Serasa Experian, a renda real disponível do consumidor não tem avançado na mesma velocidade que a oferta de crédito, diminuindo o espaço para endividamentos adicionais, ao menos no curto prazo. 

Além disto, fatores sazonais (Dia dos Pais em agosto) também podem ter contribuído para explicar o recuo da procura por crédito dos consumidores em setembro/09.

No período compreendido entre março e julho deste ano, ressaltam os técnicos, observou-se crescimento ininterrupto e significativo da procura dos consumidores por crédito como reflexo das medidas governamentais anti-crise (relaxamento fiscal e monetário).  

Acumulado

No acumulado do ano prossegue a tendência de recuperação da procura dos consumidores por crédito. De janeiro a setembro, houve queda de 3,8% na demanda dos consumidores por crédito em relação ao mesmo período do ano passado, melhorando em relação à queda de 4,1% no acumulado dos primeiros oito meses de 2009.

Nos mesmos nove primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2008, todas as regiões ainda apresentam queda na procura dos consumidores por crédito. A maior delas foi verificada na região Nordeste (-5,5%), seguida pelo Sudeste (-4,4%) e pela região Norte (-3,1%). As demais regiões - Centro-Oeste e Sul - seguem com variações negativas iguais em -1,6%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NA TV
Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos, vítima de câncer
EM DECLINIO
Covid-19: Brasil registra 21,2 milhões de casos e 590,7 mil mortes
TSUNAMI NO BRASIL?
Brasil pode ser atingido por tsunami; entenda
SERPENTE
Rapaz de 18 anos é atacado por jararaca durante pescaria
TRIBUNAL DO CRIME
Traficantes enterram mulher viva para vingar denúncia
TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões