Menu
SADER_FULL
quinta, 22 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Postos de combustível têm até 22 para se adequar a novo sistema fiscal

5 Jun 2010 - 07h10Por TV Morena

Os postos de combustível de Mato Grosso do Sul tem até o dia 22 de junho para se adequarem ao novo sistema de tributação do governo do Estado, através do Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF).

Segundo a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), para utilizar o sistema, os postos não precisam substituir as bombas mecânicas pelas eletrônicas. Embora seja o ideal, não é obrigatório ter bomba eletrônica”, diz o gestor da unidade de fiscalização da pasta, Victor Hugo Cabral Ortiz.

O tipo de bomba não interfere na implementação do sistema e nem na instalação do Emissor de Cupom Fiscal (ECF), que “pode ser impressora térmica ou matricial”, explica o gestor da Unidade de Controle de Automação Comercial (Unicac) da Sefaz, Edson Oshigame.

A bomba eletrônica e a impressora térmica são equipamentos mais modernos, que estão sendo adquiridos pelos estabelecimentos mais novos, mas não são itens obrigatórios. “Respeitamos o investimento que o contribuinte fez com a aquisição da bomba mecânica e a impressora ECF matricial”, afirma Oshigame.

PAF-ECF

O Programa Aplicativo Fiscal faz a interligação entre a bomba de combustível, o equipamento emissor fiscal, o tanque e o concentrador, gerenciador do fluxo de entrada e saída de líquido do tanque por meio de um sistema eletrônico. Com a implantação do aplicativo, os proprietários terão maior rigor no controle da entrada e saída do combustível, o que evita fraude por parte dos funcionários. “É segurança para fiscalização e para os donos de postos”, diz o responsável pela Unidade de Fiscalização.

O aplicativo ECF para automação dos postos de combustíveis faz parte de um programa nacional e Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado brasileiro a implantá-lo.

Prazo

O prazo inicial para adequação do setor era 1° de janeiro deste ano, mas para atender o sindicato da categoria, Sinpetro/MS, a data limite foi alterada. Os postos que não instalarem o PAF-ECF até o dia 22 deste mês poderão, a partir de 1° de julho, serem multados em até mil Uferms, unidade fiscal do Estado, o que equivale a cerca de R$ 15 mil, e terão o status da inscrição estadual alterado de “ativa” para “provisória”, o que impede o proprietário do estabelecimento de comprar combustível, de acordo com as normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
 
O cancelamento não será imediato para não prejudicar o contribuinte, explica Victor Hugo Cabral. “Se o Estado suspende a inscrição do contribuinte, este tem seu registro cancelado pela ANP”, o que leva até seis meses para ser regularizado.

Aplicativo

Para aquisição do aplicativo, o proprietário pode escolher entre os 150 desenvolvedores existentes no País. A aquisição do Emissor de Cupom Fiscal (ECF)  pode ser feita nas 24 empresas do Estado credenciadas pela Sefaz para venda, instalação e manutenção do equipamento.

Custo

A adequação do posto ao programa custa em média R$ 2 mil e demora no máximo 15 dias. Para os estabelecimentos que já possuem bomba eletrônica, o processo é mais simples que para os que ainda utilizam a bomba mecânica, contudo, o gestor da Unidade de Fiscalização da Substituição Tributária da Sefaz enfatiza que não existe a obrigatoriedade de troca dos equipamentos.

Cerca de 70% dos 600 postos de combustíveis existentes em Mato Grosso do Sul já se adequaram ao programa. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVIRUS
Morre voluntário brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford
MORTE SUBITA
Idoso morre em voo de Cuiabá para SP; avião faz pouso de emergência
BRASIL - 154.176 MORTES
Covid-19: Brasil tem mais 271 óbitos e 15.383 novos casos em 24h
TRAGÉDIA NA CIDADE
Acidente entre trem e e micro-ônibus deixa uma mulher morta e feridos
VEJA VIDEO
Índio precisa buscar socorro a cavalo após ataque de onça
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filha de 9 anos flagra pai estuprando menina de 5 na lateral da casa
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio emergencial: 5,6 milhões de pessoas recebem nesta terça-feira
FAMOSIDADES
Luan Santana e Jade Magalhães terminam noivado de 12 anos
CORONAVIRUS NOS ANIMAIS
Gato é o primeiro animal no Brasil que testa positivo para o Coronavirus
ABSURDO
Enfermeiros, fisioterapeuta e médico são afastados após denúncia de estupro na UTI