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Porto Murtinho recebe e inicia obras viabilizadas por Vander

15 Dez 2009 - 14h59Por Fátima News, com Assessoria

Na próxima quinta-feira, 17, Porto Murtinho viverá um dia especial, quando o governador do Estado vai assinar a ordem de serviço para as obras de esgoto e sistema de abastecimento de água e inaugurar o Aeroporto Municipal. São duas das obras mais sonhadas pelos moradores do município, cuja concretização teve no deputado federal Vander Loubet (PT-MS) um de seus principais responsáveis. As emendas parlamentares e ações de Vander junto aos governos de Zeca do PT e Lula vêm garantindo aos murtinhenses suas maiores obras de infraestrutura, principalmente no setor de saneamento básico.

 

 

Desta vez os investimentos em água e esgoto estão dentro das planilhas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cuja execução é assegurada por recursos federais. O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, e o coordenador regional do órgão, Flávio Brito, confirmaram presença. Para Vander, a questão da sustentabilidade é imperativa, especialmente num município com o perfil de Porto Murtinho, e exige obras de porte como as que estão sendo realizadas e iniciadas para prover a população de saneamento básico.

 

 

AEROPORTO - O governo estadual entrou com cerca de 15% dos R$ 15,6 milhões investidos na construção do Aeroporto Internacional de Porto Murtinho. A obra foi lançada em 2006 e o dinheiro assegurado mediante gestões de Vander e do então governador Zeca do PT junto à Agência Nacional de Aviação Civil e Infraero. A empreitada culminou com a inclusão do município no PROFAA (Programa de Fomento aos Aeródromos) em conjunto com o IV Comar (Comando Aéreo Regional).  

 

 

“Essa parceria foi fundamental para realizar um dos sonhos maiores da nossa gente e de toda região, que a partir de agora terá de fato um pólo de desenvolvimento com infraestrutura modal completa”, observou Vander, referindo-se aos diversos corredores de escoamento: o fluvial, pela Hidrovia do Rio Paraguai; o rodoviário, pela BR-267; e o aeroviário. “Só falta o ferroviário, que já tem um projeto em gestação. mas os modais atuais são suficientes para dar competitividade aos nossos produtos e acelerar a ocupação econômica e social da região, sempre com foco na sustentabilidade”.

 

 

O aeroporto poderá operar até com aviões Foker-100, tem pista de pouso e decolagem com 1.600m de comprimento, 30m de largura, 60m de escapes laterais a cada lado e mais 100m de escape em cada ponta, áreas de taxiamento e estacionamento de aeronaves de qualquer porte, além de completa estrutura de comunicações e apoio logístico-operacional para facilitar os contatos e manobras dos pilotos.

 

 

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