Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 16 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Petrobras vai construir unidade de biodiesel na Bahia

9 Nov 2006 - 08h21
A Petrobras assinou na quarta-feira contrato com a empresa de engenharia Intecnial para implementação de sua primeira unidade de produção industrial de biodiesel em Candeias, na Bahia. Serão assinados outros dois contratos para a construção de plantas de biodiesel em Montes Claros (MG) e Quixadá (CE), assim que a Petrobras receber as licenças de instalação pelos respectivos órgãos ambientais de cada Estado. A Petrobras espera que as licenças sejam emitidas nos próximos dias.

A Prefeitura Municipal de Candeias cedeu o terreno de 110 mil m2 para a implantação da usina, cujas obras deverão começar em breve. A inauguração da unidade está prevista para fim de 2007 e o investimento é de, aproximadamente, R$ 78 milhões.

A usina terá capacidade para produzir cerca de 57 milhões de litros de biodiesel por ano. Os principais insumos para produção de biodiesel serão os óleos vegetais dendê, algodão, mamona e soja. Outras oleaginosas como girassol, amendoim e gergelim estão sendo estudadas. Gordura animal e álcool também serão utilizados como insumos.

A produção de oleaginosas será desenvolvida no entorno da planta industrial. O município de Candeias foi escolhido pela Petrobras por diversos fatores, como a proximidade com as bases das distribuidoras de combustível e mercado consumidor, e a localização privilegiada em relação aos meios de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo.

Para alcançar a meta estratégica de produzir 855 milhões de litros de biodiesel por ano em 2011, a companhia analisa cerca de quinze outros projetos em várias regiões do País em parceria com diferentes investidores, desde grandes grupos econômicos até cooperativas de trabalhadores rurais.

O Programa Nacional de Produção e Uso do biodiesel estabelece que a partir de janeiro de 2008 será compulsória a adição de 2% de biodiesel ao diesel convencional e também será permitida a mistura de até 5%, contribuindo para a ampliação do mercado.

 

 

Estadão

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'
NAUFRÁGIO
Barco naufraga e duas pessoas desaparecem; buscas continuam nesta segunda (11)