Menu
SADER_FULL
terça, 18 de maio de 2021
Busca
Brasil

Petrobras investirá US$ 600 mi em fabrica de fertilizante

1 Dez 2004 - 16h33

A Petrobras planeja investir cerca de US$ 600 milhões na construção de uma fábrica de fertilizantes na Região Centro-Oeste do país - que terá como matéria prima o gás natural transportado da Bolívia pelo gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). A informação foi dada nesta quarta-feira pelo diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa. Com isso, a empresa aumenta o fornecimento no mercado interno brasileiro, hoje inferior a cerca de 50%,

Segundo o diretor, a unidade estava prevista para entrar em operação somente em 2010, mas deve ser ativada em 2009. Com isso, o Brasil deve elevar para cerca de 70% o fornecimento do insumo ao mercado interno, que hoje é inferior a 50% - aí incluída a produção da iniciativa privada.

Atualmente, a Petrobras mantêm em operação duas unidades de produção de fertilizantes no Brasil, uma na Bahia e uma em Sergipe, que atendem à região Nordeste e parte da demanda do Sudeste. "Com a nova unidade, deveremos aumentar esta produção em cerca de 20%", afirmou.

Além de aumentar a capacidade de atendimento ao mercado, a Petrobras também estaria melhorando a logística. "A escolha da região Centro-Oeste é uma questão de logística. É uma área de nova fronteira agrícola, portanto de grande demanda por fertilizantes. Além disso, a produção também poderá atender a Região Sul do país", onde grande parte do mercado depende da importação.

Além da fabrica de fertilizantes, a estatal deve antecipar também a planta de produção de polipropileno, localizada nas proximidades da Refinaria de Paulínia (SP), que deverá entrar em operação no final de 2006, início de 2007. A Petrobras já definiu que a nova unidade será construída em parceria com o Grupo Brasken e terá capacidade de produção de 300 mil toneladas da matéria prima destinada ao setor.

 

 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NO HARAS
Vaqueiro morre ao ser arrastado por boi durante vaquejada, em Paranatama; veja vídeo
Foto: Divulgação/Instagram LUTO NA MÚSICA
MC Kevin morre aos 23 anos no Rio de Janeiro
SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho