Menu
SADER_FULL
domingo, 13 de junho de 2021
Busca
BRASIL

Pequenas empresas lideram lista de falências no país

8 Out 2009 - 07h44Por G1

Setembro foi um mês ruim para quem tentou a vida tocando a própria empresa. Foi o período de 2009 com o maior número de falências. No mês passado, as falências bateram o recorde do ano. E 96% delas eram de pequenos negócios. Um percentual alto, ainda mais quando se olha a importância desse segmento na economia.   

Os especialistas identificam como principal causa da falência de pequenas empresas a falta de planejamento e experiência de gestão.

Microempresas empregam quase 60% dos trabalhadores brasileiros. Mas apesar do avanço nos últimos anos, a proporção de empresas que fecham as portas ainda é muito alta: no primeiro ano, 27%.

De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), quase 30% delas quebram no primeiro ano de atividades. 

A empresária Joyce Venâncio admite: o primeiro negócio que abriu foi um fracasso. “Não foi feito pesquisa de mercado. Nós não olhamos o local que estava sendo aberto esse café, ou seja, o bairro. Em resumo, eu montei um negócio para mim”. 

Com a loja de bonecas, aberta há dez anos, foi diferente. Negras, asiáticas, cadeirantes, elas são produtos inspirados na infância e na capacitação de Joyce. “O negócio é pesquisar, inovar, ter um foco certo, um direcionamento, de que como fazer o seu negócio se ampliar. Ouvir, ousar bastante, estar sempre estudando”.

Disposição para trabalhar e algum dinheiro para investir em produtos e em um cenário caprichado. Só depois que a loja fica pronta é que muitos micro e pequenos empresários descobrem que não conheciam bem o mercado em que iriam atuar. Resolveram se arriscar sem saber que só uma boa idéia não garante o sucesso do negócio.

Um consultor do Sebrae afirma que não há mais espaço para o empreendedor que não se planeja. “Ele precisa ter um plano de negócio, se preparar, conhecer o mercado, conhecer o seu produto, saber quem vai ser o seu cliente. Todas as ferramentas de gestão e de comportamento que hoje o mercado exige que esse empreendedor detenha”, diz Ricardo Tortorella.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta