Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Pensão Vitalícia para ex-governador provoca bate-boca na AL

22 Nov 2006 - 15h58
 

O clima esquentou no plenário da Assembléia Legislativa na sessão ordinária desta quarta-feira. Os deputados discutiram, pela primeira vez, o projeto de emenda constitucional que prevê o pagamento de pensão vitalícia a todos os ex-governadores de Mato Grosso do Sul. A pensão deve ser de R$ 22 mil brutos.

Os cinco ex-governadores que ocuparam o cargo antes de Zeca do PT recebem a pensão e no caso de Wilson Martins e Pedro Pedrossian, são acumuladas até quatro aposentadorias. Em 1999, a Assembléia Legislativa acabou com o benefício aos futuros governantes. Zeca seria o primeiro a não receber. Para que o projeto seja aprovado é preciso que 16 dos 24 deputados votem a favor.
 
Muitos deputados, como Celina Jallad (PMDB), Ari Artuzi (PMDB), Valdenir Machado (PRTB), Waldir Neves (PSDB) e Zé Teixeira (PFL) deixaram claro que são contra o projeto apresentado por Ary Rigo (PDT).

Rigo defende que o projeto não se trata de uma aposentadoria e sim de pensão gratuita, amparada pela Constituição Federal. "Não tem natureza nem proventos de aposentadoria é apenas um subsídio para garantir condições dignas de sobrevivência", disse. Apenas Mato Grosso do Sul e São Paulo não concedem a pensão a ex-governadores.

Em aparte o deputado estadual Waldir Neves (PSDB), disse ser contrário ao projeto e não achar justo que o governador receba o benefício na atual situação em que o país se encontra. "Um cidadão trabalha mais de 35 anos para conseguir receber um salário mínimo, quando um governador atua quatro anos e recebe uma pensão de cerca de 20 mil", acrescentou.

Também em aparte o deputado Dagoberto Nogueira (PDT), falou que não acha justo os demais ex-governadores receberem aposentadoria, que se estende a esposa e filhos, e o atual governador Zeca do PT não receber a pensão. Celina Jallad, filha de Wilson Martins, se sentiu ofendida com a declaração, ensaiou uma reação, mas não fez nenhuma intervenção como era esperado.

Proteção - Apesar da polêmica em torno da proposta os deputados reconhecem que é preciso garantir proteção ao governador depois do término do mandato. “Precisamos pensar em alguma coisa para proteger o governador após o fim do mandato, para que ele possa reorganizar sua vida pessoal”, afirma o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Pedro Kemp (PT).

Em declarações anteriores, no calor da campanha eleitoral, o deputado Pedro Teruel (PT) disse que o governador tem que ter segurança, como o trabalhador comum, que ao perder o emprego recebe o salário-desemprego por quatro meses. Teruel não diz ser contra ou a favor, mas defende a discussão. “Há uma discriminação contra Zeca, que é um trabalhador, sindicalista. Então por que não acabar com a pensão dos outros?”, indaga Teruel, lembrando que o governador detém informações privilegiadas de toda a estrutura administrativa, governou e até mandou prender pessoas, no exercício do cargo, por isso, “é natural que tenha a proteção do Estado, inclusive segurança velada”.

Para o deputado Antonio Arroyo, a matéria tem que receber primeiro os pareceres sobre a constitucionalidade e legalidade. Antes disso não vai manifestar posição. “Depois vamos discutir o mérito”, afirmou.

 

 

TV Morena

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS