Os dados do seguro-desemprego divulgados pelo Ministério do Trabalho confirmam que a economia sul-mato-grossense continua aquecida e que o setor terciário, responsável pela maior parcela dos empregos, está demitindo menos. “Já esperávamos que este fosse um bom ano para as vendas, o que as pesquisas vêm confirmando mês a mês. Com isso, os empregos existentes ficam mantidos e novas vagas surgem, sustentando o processo de crescimento econômico”, avalia o presidente da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), Edison Ferreira de Araújo.
Conforme dados do Ministério do Trabalho, no comércio houve a queda mais expressiva de pedidos de seguro-desemprego durante o mês de agosto último em relação ao mesmo período de 2009, de 17,2%, passando de 2.374 a 1.965 solicitações de benefícios, com base na data de demissão. No setor de serviços a redução foi de 15,57%, saindo de 2.215 pedidos de seguro-desemprego a 1.870.
No acumulado de janeiro a agosto deste ano são 2.796 menos pedidos de seguro-desemprego entre os dois setores, que representa um número considerável de trabalhadores mantidos em seus postos. Os pedidos de amparo por trabalhadores do comércio caíram 6,47% e no setor de serviços a redução foi de 8,17%.
Os dados reforçam o que foi apontado na última pesquisa desenvolvida pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), neste mês, onde 64,9% das famílias campo-grandenses entrevistadas apontam que a situação da renda familiar está melhor que no mesmo período do ano passado. A pesquisa mostrou, ainda, que dos responsáveis por domicílios, 70,7% esperam melhorias profissionais para os próximos seis meses.
Leia Também

Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos

Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos

Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas

Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença

Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo

Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas

Senado aprova redução da idade mínima para realização de laqueadura

VÍDEO: Tromba d´água é registrada no Litoral e assusta moradores

Temporal derruba teto de UTI covid em hospital e pacientes são transferidos às pressas
