Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
PRODUÇÃO AGRÍCOLA

País deve colher 143,4 milhões de toneladas de grãos este ano

10 Fev 2010 - 07h14Por Agência Brasil

A safra nacional de grãos deste ano deverá atingir 143,4 milhões de toneladas, com expansão de 7,2% sobre a obtida em 2009, que somou 133,8 milhões de toneladas. A estimativa consta do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado em janeiro e divulgado ontem (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em dezembro, o IBGE estimava em 140,7 milhões de toneladas a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas, com aumento de 1,9% sobre o volume de dezembro. De acordo com o IBGE, a área a ser colhida, de 48,1 milhões de hectares, representa um acréscimo de 2,1% em relação à de 2009, que ficou em 47,2 milhões de hectares.

A produção agrícola esperada para este ano apresenta, no momento, a seguinte distribuição regional: Região Sul, 59,4 milhões de toneladas (aumento de 13,3%); Centro-Oeste, com 49,8 milhões de toneladas (alta de 2,1%); Sudeste, com 16,5 milhões de toneladas (expansão de 2,1%); Nordeste, com 13,9 milhões de toneladas (crescimento de 19,3 %) e Norte, 3,9 milhões de toneladas (aumento de 1,7%).

Segundo o IBGE, na primeira avaliação para 2010, o Paraná retoma a posição de maior produtor nacional de grãos, superando Mato Grosso em 0,6 ponto percentual. No levantamento, destacam-se as estimativas de seis produtos: algodão herbáceo em caroço, arroz em casca, café em grão, primeira safra de feijão em grão, primeira safra de milho em grão e soja em grão.

A soja, com estimativa de 66,1 milhões de toneladas em 2010, é líder da produção agrícola e deve apresentar crescimento de 16% em relação ao resultado do ano passado. O milho é o segundo produto em volume e o IBGE estima uma produção de 33,4 milhões de toneladas na primeira safra, com leve recuo (-1,3%), em relação à de 2009.

Essa queda deve resultar da retração de 9,7% na área total plantada. No Paraná, maior produtor nacional com participação de 18,8% no mercado, a redução da área plantada chega a 30,1%.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também divulgou hoje, em Brasília, estimativa para a safra de grãos. A produção nacional deve chegar a 143,09 milhões de toneladas na safra 2009/2010, um aumento de 5,9% em relação à anterior (135,13 milhões de toneladas).

A diferença entre os dados divulgados pelo IBGE e pela Conab se deve aos períodos avaliados. O IBGE analisa a colheita de janeiro a dezembro, enquanto a Conab se baseia no chamado ano-safra, que vai de agosto a julho.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS