Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

OMS alerta para prevenção no combate à dengue

2 Mar 2010 - 15h56Por Rádio Onu
Pesquisa realizada em seis países asiáticos descobriu diferenças significativas no padrão de reprodução e transmissão do mosquito "Aedes aegypti"; OMS informa que a dengue é uma doença séria e letal e cresceu muito nas últimas décadas devido à urbanização, comércio e viagens.

É preciso mais do que inseticidas para o combate ao mosquito da dengue, doença que afeta 50 milhões de pessoas no mundo todos os anos.

A afirmação está em estudo publicado nesta segunda-feira em boletim da Organização Mundial da Saúde, OMS.

Diferenças
A pesquisa realizada em seis países asiáticos descobriu diferenças significativas no padrão de reprodução e transmissão do mosquito "Aedes aegypti". As variações dependem de hábitos domésticos e condições ambientais e ecológicas.

A coordenadora de informação e análise em saúde da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, Fatima Marinho, disse à Rádio ONU, de Washington, que as diferenças de comportamento do mosquito são bem observadas no Brasil.

"O Brasil tem informação sobre criadouro e, por exemplo, o perfil do nordeste é completamente diferente. O mosquito vai se desenvolver mais pela necessidade das pessoas guardarem água, e você vai ter muito mais foco dentro das caixas d´água, em tonéis ou barris.

E o perfil do sudeste são os vasos de plantas, as bromélias principalmente nos condomínios na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro", afirmou.

O estudo, realizado pela OMS e pelo Centro de Desenvolvimento de Pesquisa do Canadá, analisou edifícios públicos e privados e espaços abertos em cidades da Índia, Indonésia, Mianmar, Filipinas, Sri Lanka e Tailândia.

Prevenção
Segundo a publicação, os mosquitos preferem se reproduzir em recipientes com água da chuva mas, após o uso de larvicidas, eles encontram alternativas em locais fechados cobertos com água de torneira.

A conclusão dos pesquisadores é que somente o uso de inseticidas em larga escala não é eficaz na redução da fase inicial, ou seja, das larvas dos mosquitos. A pesquisa ressalta a importância do papel da comunidade no combate à doença, com a redução dos criadouros dos mosquitos em quintais.

A OMS informa que a dengue é uma doença séria e letal e que as infecções cresceram muito nas últimas décadas devido à urbanização, comércio e viagens. Não há medicamentos ou vacinas efetivas disponíveis e a prevenção seria a solução para evitar que o mosquito "Aedes aegypti" se reproduza.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS