Menu
SADER_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

OMS alerta para prevenção no combate à dengue

2 Mar 2010 - 15h56Por Rádio Onu
Pesquisa realizada em seis países asiáticos descobriu diferenças significativas no padrão de reprodução e transmissão do mosquito "Aedes aegypti"; OMS informa que a dengue é uma doença séria e letal e cresceu muito nas últimas décadas devido à urbanização, comércio e viagens.

É preciso mais do que inseticidas para o combate ao mosquito da dengue, doença que afeta 50 milhões de pessoas no mundo todos os anos.

A afirmação está em estudo publicado nesta segunda-feira em boletim da Organização Mundial da Saúde, OMS.

Diferenças
A pesquisa realizada em seis países asiáticos descobriu diferenças significativas no padrão de reprodução e transmissão do mosquito "Aedes aegypti". As variações dependem de hábitos domésticos e condições ambientais e ecológicas.

A coordenadora de informação e análise em saúde da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, Fatima Marinho, disse à Rádio ONU, de Washington, que as diferenças de comportamento do mosquito são bem observadas no Brasil.

"O Brasil tem informação sobre criadouro e, por exemplo, o perfil do nordeste é completamente diferente. O mosquito vai se desenvolver mais pela necessidade das pessoas guardarem água, e você vai ter muito mais foco dentro das caixas d´água, em tonéis ou barris.

E o perfil do sudeste são os vasos de plantas, as bromélias principalmente nos condomínios na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro", afirmou.

O estudo, realizado pela OMS e pelo Centro de Desenvolvimento de Pesquisa do Canadá, analisou edifícios públicos e privados e espaços abertos em cidades da Índia, Indonésia, Mianmar, Filipinas, Sri Lanka e Tailândia.

Prevenção
Segundo a publicação, os mosquitos preferem se reproduzir em recipientes com água da chuva mas, após o uso de larvicidas, eles encontram alternativas em locais fechados cobertos com água de torneira.

A conclusão dos pesquisadores é que somente o uso de inseticidas em larga escala não é eficaz na redução da fase inicial, ou seja, das larvas dos mosquitos. A pesquisa ressalta a importância do papel da comunidade no combate à doença, com a redução dos criadouros dos mosquitos em quintais.

A OMS informa que a dengue é uma doença séria e letal e que as infecções cresceram muito nas últimas décadas devido à urbanização, comércio e viagens. Não há medicamentos ou vacinas efetivas disponíveis e a prevenção seria a solução para evitar que o mosquito "Aedes aegypti" se reproduza.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL