Menu
SADER_FULL
terça, 7 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
Brasil

OAB: "Impeachment de Arruda só deve ser votado em seis meses"

24 Dez 2009 - 11h49Por Fonte / Contas Abertas

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF), Estefânia Viveiros, afirma que o processo de impeachment do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), só será votado na Câmara Legislativa do DF no mínimo daqui a seis meses. Isso porque os deputados distritais voltarão do recesso parlamentar apenas em janeiro do próximo ano. “Da forma como foi apresentado o segundo requerimento [que decreta recesso até o dia 10 de janeiro], o impeachment será votado no mínimo daqui a seis meses”, avalia Estefânia Viveiros em entrevista exclusiva ao Contas Abertas. Segundo ela, se os parlamentares suspendessem o recesso e voltassem agora, o prazo para votação do impeachment seria menor.


OAB-DF entrou, na última segunda-feira (21), com um mandado de segurança com pedido de liminar no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) pedindo a suspensão do recesso da Câmara Distrital, para que o processo de impeachment contra o governador Arruda pudesse tramitar em janeiro.


A ação alega a ilegalidade e a inconstitucionalidade da segunda autoconvocação aprovada pela Câmara Legislativa (CLDF) para o dia 11 de janeiro. Oito deputados apresentaram um primeiro requerimento pedindo autoconvocação imediata para análise dos processos. O requerimento chegou a ser lido em plenário. Não obstante ter cumprido todas as exigências legais, a base governista aprovou outro texto, com 16 assinaturas, e decretou recesso até o dia 10 de janeiro. “A OAB-DF entende que o segundo requerimento é inconstitucional, uma vez que fere o direito da minoria à investigação e protela a análise de impeachment, criando ritos ilegais”, enfatiza.

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança