Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Murilo diz que não troca Senado por seis meses de governo

4 Fev 2010 - 09h07Por TV Morena

O vice-governador Murilo Zauith (DEM) disse, em entrevista à FM Cidade, em Campo Grande, que não há nenhuma hipótese de substituir o governador André Puccinelli (PMDB), que tem falado em se afastar durante a campanha à reeleição. Segundo Zauith, em qualquer cenário, é pré-candidato ao Senado.

Embora o período imaginário de afastamento seja de seis meses, não há nenhuma imposição legal que obrigue o afastamento do governador para concorrer à reeleição. O governador voltou a dizer que deve se afastar do governo, mas apenas entre os meses de julho e agosto, assim que começar oficialmente sua campanha. Mesmo assim, a substituição implicaria em Murilo renunciar à postulação ao Senado.

Puccinelli acha que se afastando, aliviaria o bombardeio dos petistas que desde já acusam o governador de obter dividendos eleitorais com o uso da máquina.

O vice-governador ressalvou, no entanto, que o Estado vive o melhor momento, de modo que qualquer que vier a substituir Puccinelli não terá nenhuma dificuldade. “Os projetos caminham muito bem, o plano de investimentos...”.

Zauith disse que seu projeto não é pessoal, mas regional, lembrando que todas as regiões estão ou foram representadas, citando o Cone Sul com o ex-senador Rachid Derzi, Três Lagoas com o senador Ramez Tebet, Corumbá, hoje representada pelo senador Delcídio Amaral, Campo Grande com a senadora Marisa Serrano, e assim por diante.

Em eventual licença do governador, não podendo assumir o vice, o próximo na linha de sucessão é o deputado Jerson Domingos, mas como candidato à reeleição, assumiria o governo o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Elpídio Helvécio Chaves.

Sobre a corrida presidencial, Zauith acha correta a posição do governador André Puccinelli em esperar a definição do PMDB em nível nacional, que deve sair depois de março. No dia 12 acontece a convenção para eleição do Diretório. Caberá a esse diretório encaminhar os projetos eleitorais, seja de candidatura própria ou de aliança com o PT, a tendência mais provável.

Para Zauith, a decisão do prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), de anunciar apoio à ministra Dilma Roussef é justificável. “Ele não é candidato, não tem comprometimento regional e tem mais é que agradecer Lula pela PEC que garantiu R$ 50 milhões para a Capital”.

Bloco

Murilo Zauith disse que não há crise no Bloco Democrático Reformista (BDR). Segundo ele, em qualquer cenário sua candidatura ao Senado está colocada e tem respaldo, seja com candidatura própria da senadora Marisa Serrano, seja em aliança com o PMDB de Puccinelli. Nesse caso a coligação teria dois candidatos.

A posição do vice-governador de manter o alinhamento com o PMDB na sucessão estadual, no entanto, já provocou reações no PPS e no PSDB, que ao lado do DEM formam o BDR. Em nível nacional o bloco já sustenta candidatura de José Serra na corrida presidencial.

A senadora Marisa Serrano espera orientação da cúpula nacional do PSDB para nortear sua posição, mas a diretriz eleitoral já foi sinalizada em vários encontros. Em todos eles a senadora lembrou da necessidade do PSDB disputar eleição para não perder seu DNA partidário. Se depender do PPS, a senadora é candidata ao governo do Estado.

Entre os tucanos, parte aprova a ideia de voo próprio, notando que o processo eleitoral poderia se definir em segundo turno. Aí sim haveria condições políticas para a coligação tucano-peemedebista para reeleição do governador André Puccinelli, redesenhado o quadro de polarização da disputa entre Puccinelli e Zeca do PT.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação