Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Mulheres representam 10,25% da população carcerária em MS

8 Mar 2010 - 14h40Por Diário MS
Entre a população carcerária dos presídios e das delegacias de Mato Grosso do Sul, as mulheres representam 10,25%, segundo o Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (Infopen) do Ministério da Justiça. Apesar das diversas histórias de vida e das experiências negativas, as detentas realçam as conquistas e o resgate dos direitos no Dia Internacional da Mulher.

De acordo com dados da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen), 79% das 1.117 encarceradas estão ali por tráfico de drogas. Um exemplo disso é A. L. C., de 21 anos, presa há um ano e oito meses no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, localizado no bairro Coronel Antonino, em Campo Grande.

“A vida aqui é muita solidão, saudade, as pessoas não se gostam uma da outra”, desabafa. Apesar disso, ela se considera muito amigável e tem esperança. “Um dia aqui é sempre melhor do que o outro, pois é um dia a menos da pena”, afirma a jovem, que faz dança do ventre. “Dançar é minha paixão, ajuda a gente a se interagir com as pessoas”.

A. M., de 30 anos, também faz parte desse percentual. Ela está presa há dez meses e entrou grávida no presídio. A. L. C. afirma que a colega faz parte da “turma dos intelectuais”, pois elabora poemas. Meireles fazia faculdade e trabalhava como cabeleireira antes de ser presa também por tráfico de entorpecentes.

“Eu entrei nessa vida mais por ganância, queria ganhar mais, pois o tráfico estava dando mais dinheiro do que ser cabeleireira”, confessa a mãe do bebê, hoje com três meses. Depois desse período de reclusão, a integrante da “turma dos intelectuais” reconhece que “não tem nada melhor do que a liberdade, pois aqui dentro a gente sempre depende de alguém”.

Com todas as experiências vividas, as internas sonham com dias melhores. “Com o conhecimento que eu tenho, chego onde tenho que chegar”, disse C. que também afirmou que amadureceu de uma hora para outra ali. Meireles quer voltar a estudar e ter uma vida normal quando sair de lá, mas pensa que “vai ser difícil, pois tem muito preconceito” com ex-presidiárias.

A diretora do presídio, Dalma Fernandes de Oliveira, disse que nos 12 alojamentos do pavilhão, estão 339 internas. Para melhorar a auto-estima delas, várias atividades são feitas dentro do estabelecimento: as internas têm acesso à escola, exercem diversas atividades profissionais que ajudam na redução da pena, participam de festas e manifestações religiosas, entre outras. “Muito bom os projetos, mas falta coisa ainda, como a iniciativa dos empresários para acolher as mulheres que saem daqui”, declara a diretora. Segundo ela, as internas têm acompanhamento médico e odontológico.

Atividades

As atividades comemorativas ao Dia Internacional começaram no dia 26 de fevereiro no sistema penitenciário. A Escola Penitenciária (Espen) programou eventos para também as servidores da Agepen. Palestra abriu a série de atividades abordando a atuação da mulher no sistema penitenciário.

A programação inclui também palestras sobre qualidade de vida, saúde física e emocional, estresse, doenças cardiovasculares, câncer de mama; além de momentos interativos, como oficinas de beleza, moda, maquiagem, bazar e criações artísticas. Encerram a programação concurso de redação e show-baile. (*) com informações da TV Morena

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS