Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 21 de outubro de 2021
Busca
Brasil

MS terá 1º Centro de Referência em Distúrbios do Movimento

7 Nov 2006 - 14h00
 

O 1º Centro de Referência em Distúrbios do Movimento do Mato Grosso do Sul será inaugurado, dia 12 de novembro, na Unepe, organização não-governamental de Campo Grande, em comemoração aos 17 anos da instituição. O objetivo do Centro é realizar diagnósticos e tratamentos de doenças neurológicas que provocam distúrbios do movimento.

O Centro proporcionará a reabilitação de pacientes com diversos tipos de patologias, como espasticidade (rigidez e contração do músculo), distonia (contrações involuntárias do músculo) e diversas doenças que causam movimentos involuntários. O atendimento será feito via SUS (Sistema Único de Saúde) e convênios médicos.

“A criação do Centro de Referência é um marco na história da neurologia do Brasil. Isto porque os pacientes residentes nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre não precisarão se deslocar até São Paulo ou Paraná em busca de recursos neurológicos e genéticos que antes não eram oferecidos na região”, diz o professor Naelson Ferreira, instituidor da Unepe e portador de ataxia hereditária.

Um dos tratamentos mais utilizados para pacientes com distúrbios do movimento é a toxina botulínica tipo A (botox), pois o medicamento relaxa o músculo contraído e facilita o trabalho dos fisioterapeutas na reabilitação dos movimentos. Estima-se, inclusive, que os primeiros resultados comecem a surgir cerca de sete dias após a aplicação do produto, sendo que o período de duração varia entre quatro a seis meses, dependendo das características individuais de cada paciente.

Naelson explica que, por conta de sua doença que provoca distúrbios do movimento, é um paciente que faz uso do tratamento com a toxina botulínica tipo A. “Para nós, portadores de espaticidade, a toxina botulínica melhora a qualidade de vida e posso dizer que após o tratamento me tornei outra pessoa”, afirma o professor.

Leia Também

VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
TRAGICO ACIDENTE
Menino de 9 anos morre enforcado com corda de balanço