Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

MS tem 900 mil hectares ociosos que poderiam ser voltados ao biodiesel

27 Jan 2010 - 15h24Por Agora MS

Com uma logística privilegiada pelo posicionamento estratégico em relação aos grandes centros consumidores, Mato Grosso do Sul poderia aproveitar pelo menos 900 mil hectares que ficam ociosos após a colheita da soja para plantar variedades usadas na produção de biodiesel.

O assunto será abordado pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação MS, Renato Roscoe, durante o Showtec, em Maracaju. A estação do Giro Tecnológico que tratará do assunto será na tarde do dia 2 de fevereiro.

Renato explica que hoje Mato Grosso do Sul produz apenas 1% do biodiesel do País, apesar do imenso potencial para produção de oleaginosas. “A grosso modo o Mato Grosso produz 25% do biodiesel do País e nossas condições logísticas para escoar aos grandes centros consumidores, no Sudeste, são bem melhores”, compara.

Roscoe ressalta que hoje a área usada para plantio da soja é de aproximadamente 1,7 milhão de hectares e que as culturas de inverno, incluindo milho safrinha, ocupam apenas 800 mil hectares o que significa que 900 mil hectares ficam ociosos boa parte do ano quando poderiam estar recebendo culturas alternativas, como o crambe, matéria-prima para a produção de biodiesel.

“É uma alternativa perfeitamente adaptada à região e a Fundação MS tem a primeira variedade registrada, a FMS Brilhante”, destaca Roscoe. Há 14 anos o crambe é pesquisado pela Fundação MS e se mostrou uma opção bastante vantajosa, com baixo custo para plantio e alta tolerância ao estresse hídrico (falta de água no solo).

Showtec 2010 – Ao longo do Showtec 2010 vários Giros Tecnológicos serão desenvolvidos, abordando de forma dinâmica assuntos relacionados aos principais aspectos do sistema produtivo.

O Showtec será realizado pela Fundação MS de 2 a 4 de fevereiro, em Maracaju. O evento tem promoção do Governo do Estado, Seprotur, Federação da Agricultura e Pecuária de MS - FAMASUL, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB/MS, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA/MS, Sebrae, Sicredi, Banco do Brasil, Prefeitura de Maracaju e Aprosoja. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site da Fundação (www.fundacaoms.com.br) ou pelo telefone (67) 3454-2631.


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho