Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 16 de outubro de 2021
Busca
Brasil

MS manda 20 do PCC para presídio de Catanduvas

22 Jul 2006 - 09h15
Pelo menos 20 presidiários de Mato Grosso do Sul devem ser transferidos para o presídio federal de Catanduvas, no Paraná. O presídio foi inaugurado em 23 de junho e tem capacidade para 208 presos.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Luiz Carlos Telles, 20 vagas foram disponibilizadas ao Estado pelo Ministério da Justiça.
Segundo ele, os nomes indicados para a transferência não serão definidos pela Agepen, mas sim pelo próprio Ministério da Justiça e o serviço de inteligência da Força Nacional de Segurança Pública, em Brasília.
“A seleção dos presos a serem transferidos está sendo feita em caráter absolutamente sigiloso. Não sabemos nem ao menos os critérios utilizados para escolha dos presos”, disse ontem o diretor.
O presídio de Catanduvas é a primeira penitenciária federal de segurança máxima no país. O objetivo da penitenciária é isolar lideranças criminosas na tentativa de desarticular quadrilhas que atuam em prisões. Para lá, já foi transferido o traficante Fernandinho Beira-Mar.
A unidade possui 200 câmeras, sendo 90% delas escondidas. Na unidade penal, os advogados não têm contato físico com os presos: eles mantêm conversas por telefone diante de uma grade de vidro. Advogados, visitas, promotores e organizações de direitos humanos são submetidos a detectores de metal.
ESTADOS
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo e Pernambuco solicitaram oficialmente ao governo federal a transferência de detentos para Catanduvas. Segundo o ministério, não há lista de nomes, apenas solicitação de um número de celas.
Além desses, outros cinco fizeram consultas sobre os procedimentos para levar detentos para a penitenciária federal. Entre eles está São Paulo. As outras localidades não são divulgadas pelo ministério. (APA, com informações da Folha Online)

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'
NAUFRÁGIO
Barco naufraga e duas pessoas desaparecem; buscas continuam nesta segunda (11)