Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
sexta, 3 de dezembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

MS já tem 4.918 notificações de dengue; situação é crítica em 7 cidade

4 Fev 2010 - 16h31Por Notícias.MS

A Secretaria de Estado de Saúde, com a contribuição das secretarias municipais de Saúde dos sete municípios prioritários em relação à dengue – Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas – divulgou o Boletim de Resposta Coordenada no Monitoramento da Dengue nº 2.

Os dados têm como foco subsidiar – com informações epidemiológicas oficiais do Estado e dos sete municípios – o panorama da doença no período analisado, sendo um instrumento de auxílio para a elaboração de estratégias, ações e interlocuções entre as equipes técnicas.
Levantamento das semanas epidemiológicas 1 a 4 (até 30/01), mostra que a situação da dengue no Estado é de 4.918 notificações de casos da doença, tendo dois óbitos em investigação em Campo Grande.

Até o momento, são 427 casos confirmados por critério laboratorial, cinco casos de dengue com complicação, 180 casos descartados e 4.306 casos suspeitos. A equipe da Resposta Coordenada no Monitoramento da Dengue considera como fonte de informações de notificações o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e uma planilha complementar de casos suspeitos de dengue, enviada semanalmente pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios prioritários

A análise dos resultados do monitoramento da circulação viral realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen), nas quatro primeiras semanas epidemiológicas, demonstra que os vírus DEN 1 e DEN 2 circularam por todos os municípios que enviaram as amostras.
Os sete municípios que estão em monitoramento estratégico concentram 53,4% (1.260.563) da população estadual e 70,74% (8.941) dos casos suspeitos da doença, de acordo com a planilha simplificada.

Em relação às estratégias de mobilização social, nas duas últimas semanas os trabalhos começaram a ser intensificados. Os municípios de Campo Grande, Dourados e Ponta Porã, entre outras ações, realizaram mutirões e fecharam parcerias com empresas e instituições com o objetivo de sensibilizar e unir forças no combate contra a dengue.

Leia Também

ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio