Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

MS deve criar mais de 16 mil novos postos e trabalho em 2010

23 Mar 2010 - 15h16Por MS Notícias
Medidas tomadas em 2009, com o objetivo de reaquecer o mercado interno, tais como expansão da oferta interna de crédito, manutenção dos investimentos em infraestrutura e estímulo ao consumo via redução de impostos, permitem hoje que o Brasil projete um cenário positivo para o mercado de trabalho de 2010.

É o que mostram os dados do “Boletim Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise número 42”, coordenado pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas - Ipea.

Neste ano, a expectativa é de que 16.766 novas vagas sejam criadas em Mato Grosso do Sul, um número 30% maior que em relação ao ano passado.

As empresas de MS deverão ter o melhor ano desde 2004, quando foram criados 20.087 empregos formais, conforme balanço do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego – Caged, do Ministério do Trabalho. No ano passado, foram criados 12,9 mil empregos.

O setor do comércio e reparação é o que apresenta a melhor perspectiva, 7.590. A indústria deverá criar 3.958; o setor de alojamento e alimentação, 2.549; saúde e educação, 1.445; e construção civil, 430.

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Administração – CRA/MS, Marta Otto, no caso das empresas, a postura deve ser de investimento, mas com cautela. “Em anos eleitorais, as expectativas costumam ser mais positivas para o mercado empregador, no entanto, o que sempre recomendo é estratégia.

É importante estudar as oportunidades antes, aplicar pesquisas de mercado e desenvolver boas campanhas de marketing. O ideal é que se tenha um administrador à frente dessas iniciativas, pois é esse o profissional que está capacitado para esse tipo de demanda”.

Para aqueles que pretendem preencher uma vaga, o administrador e doutor em Engenharia de Produção, Luiz Antonio dos Santos lista os requisitos necessários para se ter sucesso nas buscas. “O primeiro requisito é: contatos. O mercado exige que as pessoas saibam se relacionar.

O segundo item que deve ser seguido é o domínio de línguas estrangeiras, e de maneira especial o inglês e o mandarim (língua oficial da China). Além disso, é necessário o domínio das mídias eletrônicas, e busca por conhecimentos.

Não basta a pessoa ter uma formação acadêmica apenas, tem que se especializar, correr atrás de mestrados, pós graduações, MBAs, estudar sempre”, destaca.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação