Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Moka diz que impostos e encargos trabalhistas inibem investimentos

26 Ago 2010 - 14h28Por TV Morena

O candidato ao Senado Waldemir Moka (PMDB) defendeu, em entrevista ao Bom Dia MS, a preparação do Estado para avançar no processo de industrialização e prometeu que, sendo eleito, vai priorizar no debate no Congresso aprovação da emenda que carimba recursos para a saúde pública.

Waldemir Moka participou nesta quinta-feira da rodada de entrevistas no Bom Dia MS. Já foram entrevistas os candidatos Dagoberto Nogueira (PDT), Jorge Batista (PSOL) e Murilo Zauith (DEM). Nesta sexta-feira será entrevistado Delcídio Amaral (PT).

Segundo Moka, a "pulverização" dos investimentos, para que outras regiões do Estado se desenvolvam na área industrial depende da preparação do Estado em relação à infra-estrutura de transportes e logística, qualificação de mão de obra e políticas de incentivo. “Não adianta a indústria gerar empregos sem mão-de-obra qualificada”.

A solução para a falta de profissionais, segundo Moka, é estimular a formação por meio do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Senar) e ampliar as escolas técnicas. Moka vê problemas na infra-estrutura portuária e transporte hidroviário, mas nota que o modal ferroviário vai resolver o gargalo do escoamento da produção por meio da ferrovia que ligará Maracaju e Dourados ao Porto de Paranaguá.

Encargos sociais e trabalhistas

Moka disse ainda que vai defender no Senado, caso seja eleito, a desoneração do setor produtivo e redução dos encargos sociais e trabalhistas. “Cada emprego gerado exige o dobro de investimento por causa dos encargos”, analisa, notando que há pontos da reforma tributária que precisam ser equalizados. O principal deles é a receita tributária. Moka defende a desconcentração das receitas públicas. “O governo federal concentra 60% de tudo que se arrecada”.

Para Mato Grosso do Sul não perder o "boom industrial", segundo Moka, é necessária uma "representação política forte e determinada" no Congresso. Ele não acha que o processo de industrialização possa afetar os investimentos no setor produtivo, tomando áreas com vocação agropecuária. “Mato Grosso do Sul pode incorporar, ainda, 1 milhão de hectares ao processo produtivo”, disse.

Sobre a pecuária, Waldemir Moka lembrou que emenda de sua autoria na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) assegurou recursos para a Vigilância Sanitária Animal e Vegetal agora em caráter permanente, sendo proibido o contingenciamento (represamento) das verbas para que não se repita casos de infestação da febre aftosa por falta de ações sanitárias.

Este ano foram consignados em torno de R$ 40 milhões e espera que no próximo orçamento sejam destinados R$ 200 milhões para a sanidade animal e vegetal em todos os estados brasileiros.

Prioridade - O candidato ao Senado do PMDB diz que na próxima legislatura vai colocar o problema da saúde como questão crucial, articulando para que o Congresso defina com mais rapidez a aprovação da Emenda 29, que determina a aplicação de 10% do orçamento em ações de saúde.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação