Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Moka diz que florestas plantadas diversificam economia de MS

14 Jul 2010 - 06h01Por Fátima News com assessoria

O deputado federal Waldemir Moka (PMDB), candidato ao Senado pela coligação Amor, Trabalho e Fé  participou nesta segunda-feira (12) da abertura do evento Ribas Florestal 2010 no município de Ribas do Rio Pardo e disse que a plantação de florestas constitui uma alternativa irreversívelpara promover a diversificação da economia de Mato Grosso do Sul.”Hoje temos uma das maiores fábricas de celulose do mundo, em Três Lagoas, e mais duas unidades em instalação, o que significa mercado para madeira, uma atividade ambientalmente correta, que preserva a mata nativa e reduz o efeito estufa”, explicou Moka.

Segundo Moka, práticas que agregam pouco valor como a pecuária extensiva, por exemplo, devem ser aliadas a atividades como o plantio de florestas, que, além de gerar benefícios econômicos por meio da geração de emprego e renda e da instalação de indústrias,resulta também em impactos positivos para o meio ambiente, através dos bons resultados que se pode alcançar no manejo de pastagens, na conservação de recursos hídricos e  na redução de processos erosivos.‘É possível aliar os sistemas florestais aos sistemas agropastoris de maneira sustentável, com ganhos ao meio ambiente”, destaca o deputado.

De acordo com a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore MS), a estimativa é de que a área ocupada pelo plantio de florestas em MS seja de 308 a 310 mil hectares, o que faz com que o Estado ocupe a sétima posição nacional em área de florestas plantadas. As regiões que concentram os maiores plantios são as de Campo Grande e Três Lagoas. Mas o aumento da demanda estima que, dentro de poucos anos serão pelo menos 1 milhão de hectares cultivados com madeira,boa parte desses espaço consorciado com a pecuária.

Código Florestal - Os debates sobre a prática da silvicultura no Estado remetem à discussão sobre o Código Florestal, cuja proposta de reforma, aprovada com a participação do deputado Moka no último dia 7 de julho pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, deverá ser votada ainda neste semestre. Entre as principais mudanças apontadas pelo novo texto está a permissão para os Estados concederem licenças ambientais, atribuição que hoje é exclusiva da União e a redução dos percentuais das reservas legais estabelecidos hoje em 80% no caso da Amazônia, 35% no Cerrado e 20% nas demais áreas.

“As mudanças no texto do Código Florestal representam um avanço na matéria, modernizam a legislação tornando-a mais adequada à realidade que vivemos hoje e foram pensadas de maneira a satisfazer tanto os produtores rurais, quanto os ambientalistas”, conclui o parlamentar.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho