Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Missão técnica de MS visita pólo de artesanato colombiano

9 Dez 2009 - 13h25Por Agência Brasil

Uma cidade de 12 mil habitantes, 421 anos de história e uma economia quase que totalmente dedicada ao artesanato em cerâmica. Esta é a realidade de Ráquira, município colombiano situado no departamento de Boyacá, palco da visita do grupo de dirigentes e técnicos do Sebrae nos estados de MS, MT, GO e DF que compõem a missão Brasil Central que está na Colômbia desde segunda-feira, 7, e permanece até o dia 11 de dezembro.

De acordo com o prefeito de Ráquira, Reyes Manuel Suarez Vega, os artesãos locais estão reunidos em cinco associações, passam o ofício de pai para filho e ainda concorrem entre si por causa dos produtos semelhantes que produzem. Justamente por isso, segundo o prefeito, há muito interesse do município em estabelecer acordos de cooperação que possibilitem a melhoria dos produtos em termos de design com o consequente avanço nas condições de renda dos artesãos.

Ráquira já atua com projetos de cooperação técnica internacional, principalmente com países como os Estados Unidos, que apóiam a capacitação dos artesãos com foco na produção e na busca de tecnologias de queima da cerâmica, através de fornos elétricos e futuramente com fornos alimentados a gás natural. Também têm acordos técnicos com o município, o Japão e a China, que trabalham os processos ligados aos produtos como seleção de matérias primas, cores e resistência das peças.

Para a diretora técnica do Sebrae no Distrito Federal, Maria Eulália Franco, a experiência colombiana para o artesanato é uma política de governo, incluindo a capacitação dos atores envolvidos, as estratégias de marketing e a sensibilização da comunidade para consumir artesanato. “É preciso entender que o artesanato é algo que traz a cultura própria de um país e para conquistar o mercado externo exige-se um conjunto que engloba qualidade, design e sofisticação”.

O grupo também visitou a Villa de Leyva que é uma localidade tombada como patrimônio histórico e recebe turistas de vários lugares. No local também há uma forte comercialização de artesanato e produtos classificados como trabalhos manuais, além de restaurantes e cafeterias.

Para o conselheiro do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Valdir Souza Ferreira, o artesão não pode estar sozinho, isto é, necessita de apoio especializado para o melhor aproveitamento das matérias primas, design, tendências, tecnologia, entre outros. Na opinião do conselheiro, que tem doutorado em química, esses processos devem contar com a expertise das universidades, que têm condições de propor soluções para o desenvolvimento do setor.

Nesta quarta-feira, dia 9, os dirigentes e técnicos do Sebrae realizam uma visita guiada à Expoartesanias e, ainda, participam de palestra sobre propriedade intelectual com o representante da Subgerência de Desenvolvimento de Artesanias de Colômbia.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação