Menu
SADER_FULL
segunda, 26 de julho de 2021
Busca
Brasil

Ministério da Agricultura inicia abate sanitário de 1.600 bovinos em MS

28 Out 2010 - 12h35Por Conjuntura Online

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio dos Serviços de Saúde Animal e Inspeção de Produtos de Origem Animal da SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul), iniciou ontem (27) os abates sanitários de aproximadamente 1.600 bovinos apreendidos em um estabelecimento que confinava animais no município de Três Lagoas/MS.

A apreensão dos animais e a autuação do proprietário se deu por uso indevido de ingredientes de origem animal na alimentação dos bovinos, o que é proibido pela Instrução Normativa Mapa nº 08/2004 e pela Lei Estadual nº 3.823/09.
 
Os animais que serão abatidos foram flagrados pelos fiscais agropecuários da Iagro e da SFA/MS consumindo ingredientes de origem animal, sendo o proprietário do estabelecimento autuado e os animais identificados e apreendidos.
 
Além dessas medidas, amostras da ração que estavam no cocho dos animais foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Oficial do Ministério da Agricultura, ficando comprovado através do resultado das análises a utilização de ingredientes de uso proibido. Nesses casos a legislação determina o abate sanitário dos animais e multa para o proprietário.
 
A ingestão de alimentos elaborados com proteínas e gorduras oriundas de animais é proibida no Brasil e em vários países do mundo, por ser uma das principais fontes de transmissão da doença Encefalopatia Espongiforme Bovina , conhecida mundialmente como a doença da vaca louca.
 
Por esse motivo, em 1996, o Mapa proibiu o uso da proteína e da farinha de carne e ossos proveniente de ruminantes na alimentação desses animais. Os abates serão realizados em estabelecimentos frigoríficos sob Inspeção Federal  e terão o acompanhamento de fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura .
 
Esses abates serão parcelados em lotes de 300 ou 400 animais, dependendo da capacidade de abate dos frigoríficos indicados pela SFA

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID 19 NO BRASIL
Brasil registra 19,68 milhões de casos de covid-19 e 549,92 mil mortes
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online PREVISÃO DO TEMPO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
TRABALHO ESCRAVO
Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia
ATO OBSCENO
Homem é detido após entrar nu em culto evangélico
TRAIÇÃO
Vídeo: Mulher flagra marido com travesti dentro do carro e 'pancadaria come solta'
COVID 19 NO BRASIL
Brasil tem 1 órfão por covid a cada 5 minutos: 'Pensamos que crianças não são afetadas, mas sim
SELEÇÃO OLIMPICA
Brasil ameaça passeio em estreia contra a Alemanha, mas desperdiça chance de goleada histórica
TRAGÉDIA NO RIO
Barco vira com nove pessoas matando 3 crianças e 3 adultos
REVOLTA
Mulher tem parte do rosto destruído por ataque de pitbull sem coleira; assista
FLAGRA
Vigilante descobre traição e mata amante da esposa com 3 tiros