O mercado mundial de antivírus totalizou R$ 11,4 bilhões (US$ 6,3 bilhões) durante o ano passado, o que representa um crescimento de 10,7% ante 2008.
Ainda assim, apenas 14,2% dos brasileiros com acesso à internet pagam por uma licença de software de segurança, segundo um estudo divulgado pela consultoria Frost & Sullivan na sexta-feira (11).
No total, as licenças da América Latina representaram 3,5% do valor mundial, em decorrência da grande aceitação de antivírus gratuitos na região.
A preferência brasileira, de acordo com os dados, reside em softwares como o AVG e o Avast.
Os dados apontam ainda que 54,7% dos usuários residenciais têm antivírus gratuito instalado. Dentre eles, 14% desejam adquirir um pacote de segurança pago em 2010 e 2011.
Outros 9% que usam soluções pagas disseram que devem instalar softwares gratuitos quando suas licenças expirarem em 2011.
"Usuários preferem fazer download e instalação de soluções gratuitas, em oposição ao investimento em soluções mais robustas que ofereçam um conjunto grande de soluções em segurança", aponta o estudo.
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