Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

MEC lança em Campo Grande Fórum Mundial de Educação

5 Nov 2009 - 09h25Por Fátima News, com Assessoria

O Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, e o Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Marcus Aurélius Serpe, lançam nesta quinta-feira, 5 de novembro, em Campo Grande, o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. A solenidade está marcada para às 19h, no Plenário da Assembléia Legislativa.

Criado em 2001, o Fórum Mundial é um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação. Neste ano, terá pela primeira vez uma edição dedicada à educação profissional e tecnológica. O Brasil será sede do evento que deve reunir estudantes, professores, pesquisadores, representantes de governos de vários países e da sociedade civil organizada, entre os dias 23 e 27 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A expectativa é que 10 mil pessoas de diversas nacionalidades participem dos debates. A abertura deve contar com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. A intenção é levantar propostas participativas que integrem a plataforma mundial de educação.

Com lançamento previsto em todos os estados, o Fórum Mundial, promovido pelo MEC, faz parte das comemorações do centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “O governo federal retomou os investimentos no ensino profissionalizante, que está passando pela maior expansão da sua história”, avalia o reitor do IFMS, Marcus Aurélius Serpe.

Segundo ele, os institutos federais integram o que antes eram os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), as escolas técnicas e agrotécnicas. Até 2010, o Ministério da Educação pretende atingir a meta de 354 campi em funcionamento.

Em Mato Grosso do Sul, o Instituto Federal está em fase de implantação. Estão sendo instalados sete campi nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas. O instituto vai oferecer cursos técnicos de nível médio, além de cursos superiores de tecnologia, engenharias, licenciaturas e pós-graduação, com previsão de início das atividades acadêmicas no ano que vem.

Implantação

O projeto de implantação do IFMS teve início em outubro de 2007, quando foi sancionada a Lei 11.534, que dispõe sobre a criação das escolas técnicas e agrotécnicas federais. A partir desta Lei, foi instituída a Escola Técnica Federal de Mato Grosso do Sul, com sede em Campo Grande.

Um ano depois, em dezembro de 2008, o governo decidiu reestruturar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando 38 institutos federais pela Lei 11.892. Surge então o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, que absorveu a escola técnica, que seria implantada em Campo Grande, e a Escola Agrotécnica Federal de Nova Andradina. O projeto definiu ainda a criação de mais cinco campi em municípios estratégicos no interior do estado.

De acordo com o reitor, a educação profissional vai promover a diversificação da economia sul-mato-grossense. “Tive a oportunidade de trabalhar na implantação de escolas técnicas no Paraná e Tocantins, e posso garantir que elas promovem uma verdadeira revolução nas regiões onde se instalam. Os institutos federais oferecem ensino gratuito e de qualidade para alunos que, normalmente, não teriam acesso a esse tipo de formação. É assim no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, e em Mato Grosso do Sul não será diferente”, afirma Marcus Aurélius Serpe.

Andamento

Em Nova Andradina, a primeira etapa das obras está sendo concluída. Os técnico-administrativos e professores estão em fase de contratação e os primeiros cursos Técnicos em Agropecuária e em Informática começam a funcionar no próximo semestre. A previsão é de que a unidade seja inaugurada em fevereiro, com a presença do presidente Lula.

Na capital, as obras do campus já começaram. A área doada pela prefeitura fica próxima ao Aeroporto Internacional de Campo Grande. Serão construídos 16 blocos com salas de aula para abrigar os 3.600 alunos previstos até 2014. O projeto prevê ainda laboratórios, restaurante, auditório, áreas de convivência e quadras poliesportivas. O prédio da reitoria será instalado em outra área, que já foi adquirida pelo governo federal (atualmente a direção do IFMS funciona em uma sede provisória, na Avenida Afonso Pena, 775, bairro Amambai).

Em Ponta Porã, Coxim, Aquidauana, Três Lagoas e Corumbá, as áreas também já foram definidas. Esses campi terão a mesma infraestrutura, com três blocos, auditório, laboratórios e setor administrativo. O projeto pedagógico e o número de vagas estão definidos, bem como os cursos a serem oferecidos, que foram discutidos juntamente com as lideranças e a sociedade civil de cada município, mediante realização de audiências públicas. “Trata-se de um trabalho pioneiro aqui no Estado. Tudo foi pensado no sentido de adequar os cursos às características socioeconômicas das regiões que vão receber as unidades”, adianta Marcus Aurélius Serpe.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho