Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

MEC investiga faculdades suspeitas de não oferecer ProUni

28 Ago 2010 - 06h20Por G1

O Ministério da Educação (MEC) instaurou processos administrativos contra seis faculdades para apurar irregularidades no Programa Universidade para Todos (ProUni). As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27).

Segundo a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, há suspeita de que as instituições de ensino superior tenham deixado de oferecer vagas pelo ProUni em seus vestibulares. A adesão das instituições de ensino ao ProUni é voluntária e ocorre pelo menos um mês antes da abertura de inscrições. Ao aderir ao programa, a universidade é obrigada, por lei, a destinar bolsas em todos os cursos e vestibulares.

As instituições investigadas são a Faculdade Primavera, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Privamera (Cespri), em Primavera (SP); a Faculdade de Ciências e Educação do Espírito Santo, mantida pela Unidade Educacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Espírito Santo (Unives), em Vitória (ES); a Faculdade de Olinda (Focca), mantida pela Associação Olindense Dom Vital de Ensino Superior, em Olinda (PE); a Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas, conhecida como Faculdade de Ipojuca (Fajolca), mantida pela Associação Vale do Ipojuca de Educação, Ciência e Cultura, em Ipojuca (PE); a Faculdade Octógono (Foco), mantida pelo Instituto Octógono de Ensino Superior, em Santo André (SP) e a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Igarassu (Facig), mantida pela Associação Igarassuense de Educação e Cultura, em Igarassu (PE).

Segundo a secretaria, a Facig foi desvinculada do programa em 2009 após comprovação de que não ofereceu vagas pelo ProUni. A faculdade recorreu da decisão e, agora, foi instaurado um novo processo para verificar se regularizou a situação.

As faculdades terão dez dias para apresentar defesa ao MEC após serem notificadas e, se comprovada a irregularidade, podem ser desvinculadas do ProUni.

Criado em 2005, o programa concede bolsas de estudo integrais ou parciais para estudantes de baixa renda, em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, o governo federal oferece isenção de alguns impostos às instituições.

Procuradas pelo G1, quatro faculdades ainda não se pronunciaram sobre o caso. A diretora da Focca, Maria Antonieta Chiappetta, afirmou que a faculdade oferece vagas pelo ProUni em todos os vestibulares, mesmo sem ter isenção de impostos, já que é uma instituição sem fins lucrativos. "O MEC está equivocado. Oferecemos vagas todo semestre e vamos provar", disse.

A diretora da Faculdade Primavera, Maria Cecília Gazeta, disse ter um termo aditivo do ProUni, assinado em 26 de janeiro deste ano, e que a instituição concedeu regularmente as bolsas de estudo. "Não temos nenhuma irregularidade", afirmou Maria Cecília.

Docentes
O MEC abriu processo administrativo também, segundo portarias publicadas no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, contra duas universidades por suspeita de descumprimento da obrigatoriedade de ter um terço dos docentes com mestrado ou doutorado e um terço dos docentes em regime de tempo integral.

As instituições investigadas são a Universidade Vale do Rio Doce (Univale), em Governador Valadares (MG), e a Universidade Castelo Branco (UCB), no Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com a secretaria, a Univale é investigada por suspeita de não ter cumprido a carga horária dos docentes. A UCB pode ter problemas na titulação e na carga horária, segundo a secretaria.

Em nota enviada por e-mail, a UCB afirmou que aguarda a notificação do MEC para apresentar as comprovações de que atendeu ao artigo 52 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que regulamenta a questão.

A Univale disse que ainda não foi notificada, por isso não pode se manifestar sobre o processo administrativo.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação