Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 19 de janeiro de 2022
Busca
EDUCAÇÃO

MEC abre 80 mil vagas em cursos para professores

16 Out 2009 - 07h14Por Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) abriu mais 80 mil vagas em universidades públicas para professores da educação básica de escolas municipais e estaduais interessados em melhorar sua formação. Esses cursos são voltados especialmente para educadores em serviço que não têm licenciatura ou possuem formação em área diferente daquela em que atua. A novidade para o próximo semestre é que também serão oferecidos cursos de especialização para quem já tem ensino superior. As inscrições podem ser feitas até 30 de novembro pela Plataforma Freire, ambiente virtual criado pelo MEC.

Na primeira fase de oferta de cursos, 50 mil professores preencheram as 58 mil vagas oferecidas pelo Plano Nacional de Formação de Professores. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, alguns desses cursos já começaram e o restante terá início até dezembro. Vinte estados participam da segunda etapa, cujas aulas estão previstas para começar no primeiro semestre de 2010. Os cursos serão oferecidos por 90 instituições públicas de ensino superior.

“Nós estamos em negociação para que os outros estados que não aderiram também possam participar. É possível que alguns sejam incluídos ainda para as vagas do primeiro semestre de 2010, especialmente, Rondônia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais”, afirmou.

Nos cursos de especialização, destinados aos professores que já têm a formação mínima, serão ofertadas 428 mil vagas. O secretário de educação a distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, explicou que esses cursos têm duração de três meses a até três anos. Todos os estados aderiram à oferta de cursos de formação continuada. Para essa modalidade, as inscrições começarão em 30 de novembro.

Segundo Haddad, até 2011, toda a demanda de formação de professores prevista no plano será atendida, com uma oferta total de 330 mil vagas. O ministro ressaltou que os educadores que pretendem participar dos cursos devem negociar com as secretarias de educação possíveis dispensas ou troca de horário.

“O MEC não tem governança sobre o regime de trabalho do professor. Se houver necessidade de dispensa ou troca de turno, isso tem que ser um acordo local”, afirmou.

Todas as informações sobre os cursos disponíveis e as instituições cadastradas estão disponíveis na Plataforma Freire.

Também hoje o ministério lançou o site Seja um Professor, que traz informações para jovens que queiram ingressar na carreira do magistério. A iniciativa é mais uma das ações do MEC para valorizar a profissão.

Leia Também

OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9