Maracaju será o ponto central da Ferrosul, uma empresa pública criada a partir da Ferroeste com o propósito de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“Maracaju será o ponte de união da Ferrosul, que vai passar pelos quatro estados. A ferrovia Maracaju até Cascavel (PR) será uma ligação de vital importância para o oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná, Rio Grande do Sul e Paraguai, irá interligar a maior fronteira agrícola do País”, explica o explica o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, lembrando que a Ferrovia Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A pertence exclusivamente ao Estado do Paraná, com investimento na época de US$ 363 milhões.
Segundo o presidente da Ferroeste, os estados terão gestão compartilhada da Ferrosul. “Não estamos vendendo a Ferroeste, mas a gestão será compartilhada independentemente do aporte colocado por cada um dos demais estados do Codesul. O que queremos é construir uma governança conjunta, através de um acordo com os acionistas”, esclarece.
Para a governadora Yeda Crusius, a criação da Ferrosul irá passar por locais onde faltam pontes e estradas para o transporte da produção no Rio Grande do Sul. “A Ferrosul muda e muda para melhor a economia dos quatro estados do Codesul, que irão reduzir os custos do transporte”, explica.
A governadora destaca a união e harmonia dos estados para um fim comum, que contribuirá para o desenvolvimento dos estados. “Até 25 de novembro teremos um projeto de toda a estrutura e constituição da Ferrosul. Já enviaremos projeto para a Assembléia Legislativa”, conta.
A Ferrosul também ficará responsável pelo sistema logístico nos estados do Codesul, através de um planejamento para o desenvolvimento e integração da economia da região sul. Um exemplo disso, seria a integração das ferrovias com armazéns.
No início deste mês, as Assembleias Legislativas dos quatro estados do Codesul, que integram o Parlasul (Parlamento do Sul), decidiram apoiar a expansão dos ramais da Ferroeste e a criação da Ferrosul e firmaram a Carta de Intenções em Defesa da Ferrosul – Uma Ferrovia para Integrar o Sul do Brasil.
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