Menu
SADER_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Mais de 2,8 mil morrem por ano em acidentes de trabalho

3 Ago 2006 - 09h30

Mesmo com campanhas de prevenção e utilização de equipamentos cada vez mais seguros, mais de 2,8 mil pessoas ainda morrem por ano no Brasil, vítimas de acidentes de trabalho. Há 30 anos, ocorriam aproximadamente 1,2 milhão de acidentes e 2,2 mil óbitos. Após tanto tempo, os índices são menos expressivos em relação ao número de trabalhadores formais que triplicou neste período, mas ainda assustam engenheiros e técnicos da área.

O pedreiro Wiver Santos de Souza, de 27 anos, comenta que não utiliza capacete ou outros equipamentos de segurança. Ele explica que os acessórios incomodam na hora do trabalho. “Estamos acostumados com a altura e com as situações de risco”, argumenta. Conforme a Delegacia Regional do Trabalho, a construção é o terceiro lugar com mais ocorrência de acidentes (367 casos). Os líderes do ranking são: área rural com 950 casos e o setor de alimentação com 677.

De acordo com a técnica de segurança no trabalho, Aurimar da Silva Lima, a maior parte dos acidentes acontecem por falta de informação. Ela explica que a empresa tem a obrigação de oferecer equipamentos de proteção individual e coletiva, além de palestras com instruções em situações de perigosas. “Cabe a Delegacia Regional do Trabalho e ao Ministério Público do Trabalho fiscalizar e punir a irregularidades”, ressalta.

Especialistas indicam que o planejamento e reforço na segurança dos trabalhadores configuram em benefícios empresariais. A prevenção deve ocorrer também em obras menores, que precisam ser assumidas por engenheiros. Em caso de acidente, ou morte, de um pedreiro contratado o responsável pela obra pode responder criminalmente e, se não for engenheiro, por exercício ilegal da profissão.

 

TV Morena

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro