Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Mais da metade dos clubes já assina com Globo para Brasileiro

17 Mar 2011 - 05h29Por Folha Online

Pelo menos 11 clubes --ou a maioria do grupo-- já assinaram com a Rede Globo para os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012 e 2014, apurou a Folha. O último deles foi o Grêmio, exatamente a ex-agremiação do atual presidente do Clube dos 13, Fábio Koff.

Com exceção do Grêmio, os nomes dos demais clubes ainda não foram divulgados oficialmente, mas já é certo que estão acordados com a emissora carioca.

O CASO

A situação acontece semanas após o cisma entre as equipes e a diretoria da entidade, tradicional responsável por negociar os contratos, devido a discordâncias entre as partes. Além do Grêmio, já haviam anunciado o rompimento os quatro do Rio (Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco), Corinthians, Palmeiras, Santos, Cruzeiro e Coritiba. Nesta quarta-feira, o Vitória finalmente se posicionou e também ficou do lado dos 'rebeldes'.

O processo licitatório para os direitos de TV aberta do Clube dos 13, na última sexta-feira, apontou a única participante, a Rede TV!, como vencedora, com o lance de R$ 1,548 bilhão. Mas a Globo já havia avisado que, descontente com os critérios adotados para o triênio 2012-2014, partiria para se acertar diretamente com os times.

 

  Ricardo Nogueira - 27.fev.11/Folhapress  
Cinegrafista trabalha em São Paulo 1 x 1 Palmeiras
Cinegrafista trabalha em São Paulo 1 x 1 Palmeiras

A desistência da Record pegou os cartolas de surpresa e tumultuou o ambiente, que contou com a presença de representantes de seis clubes.

A Record, por meio de um comunicado oficial, disse depois que o processo de negociação pelos direitos de TV entre clubes e emissoras vem sendo um "jogo de cartas marcadas".

"Alguns clubes, antes de ouvir qualquer proposta por parte da Record, já indicam que tem acordos pré-acertados com outra emissora", afirmou o texto, em uma clara referência à TV Globo.

"Os responsáveis por estes acordos que prejudicam os torcedores, clubes e patrocinadores devem vir a público para revelar como foram as negociações e qual o valor acertado previamente, sem concorrência, sem transparência e baseados nos mesmos princípios que ajudaram a reduzir o poder dos clubes", disse o comunicado.

"A Record informa que não aceita participar de um jogo com cartas marcadas".

A emissora acrescentou que a situação atual gerou incerteza jurídica e que não tinha convicção de que a proposta vencedora tenha os direitos de transmissão das partidas de todos os clubes.

No último dia 25, a Globo divulgou o comunicado para explicar a sua conduta. Leia na íntegra:

"Os dirigentes efetivamente preocupados com os legítimos interesses dos seus clubes e, acima de tudo, os torcedores são testemunhas dos volumosos investimentos que a Rede Globo tem feito ao longo desses anos, numa parceria pelo aprimoramento do nosso futebol, na busca de um espetáculo emocionante, com profissionalismo e qualidade.

Essa contribuição tem se traduzido no crescimento das receitas dos clubes, não só através das receitas obtidas com a venda dos direitos de transmissão, bem como com a comercialização de outros direitos, incluindo propaganda nos uniformes e publicidade nos estádios.

As exigências e modificações nos conteúdos das plataformas implicam na desestruturação de um produto complexo, que foi construído ao longo dos últimos 13 anos, inviabilizando assim qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos.

As condições impostas na carta-convite não se coadunam com nossos formatos de conteúdo e de comercialização, que se baseiam exclusivamente em audiência e na receita publicitária, sendo incompatíveis com a vocação da televisão aberta que, por ser abrangente e gratuita, é a principal fonte de informação e entretenimento para a maioria dos brasileiros.

Assim é, em respeito ao interesse do público, que a Rede Globo se sente impedida de participar desta licitação e pretende manter diálogo com cada um dos clubes para chegarmos a um formato para a disputa pelos direitos de transmissão que privilegie a parte mais importante desse evento: o torcedor.

Central Globo de Comunicação"

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro