Menu
SADER_FULL
terça, 28 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Lula se reúne com ministros para discutir PNDH

13 Jan 2010 - 11h14Por Agência Brasil

 
Para por fim à crise instalada entre Forças Armadas e Direitos Humanos desde o lançamento da terceira edição do Plano Nacional de Direitos Humanos, no dia 21 de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido com os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.
Ontem (12) os dois ministros tiveram um encontro sem a presença do presidente Lula para conversar sobre as discordâncias acerca do plano. Os militares questionam a criação da Comissão da Verdade que tem o propósito de esclarecer violações ao direitos humanos cometidas durante a ditadura militar.

Os militares interpretaram que o texto limita a atuação da comissão aos fatos e personagens envolvidos apenas na repressão militar durante a ditadura (1964 a 1985). Eles entendem também que a medida abre brechas para a revisão da Lei da Anistia.

O descontentamento teria levado Jobim e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica a apresentarem a Lula pedido conjunto de desligamento.

Houve reação do ministro Paulo Vannuchi sobre a possibilidade de mudanças no texto do plano. De acordo com ele, a criação da Comissão da Verdade não seria um ato contra as Forças Armadas. Ao defender a apuração de fatos ocorridos durante a ditadura militar, o ministro argumentou que não há motivos para divergências entre a área de direitos humanos do governo e a pasta da Defesa. Várias entidades da sociedade civil se manifestaram a apoio a Vannuchi e às diretrizes do plano.

Leia Também

CARRO DESGOVERNADO
Aluno de 13 anos é atropelado e prensado contra muro de colégio por carro desgovernado
SOB INVESTIGAÇÃO
Amigos saem para pescar e encontram cadáver boiando em rio
DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore