Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo “Sentido de Política”, por Bruno Peron Loureiro

27 Nov 2009 - 11h15Por Bruno Peron Loureiro

SENTIDO DE POLÍTICA

 

 

Bruno Peron Loureiro

 

 

Os prefixos às vezes embaralham as idéias. Convidam-nos a entender previamente o significado da palavra que os segue: anti-capitalista, pós-moderno, superestrutura, supracitado, ultra-conservador. Se os termos vão com ou sem hífen, já é outra história. O tempo nos adaptará às novas convenções sobre a língua portuguesa.

 

 

Temo-nos relacionado de uma maneira distante e pré-concebida com a política como se esta rememorasse um bicho de sete cabeças. Sem pretensão de acreditar que a época atual é a-política, em alusão aos que creem eximir-se das relações oficiais de poder, ou pós-política, cuja expressão supõe uma fase posterior de mimetismo incompleto do que um dia este universo de ordenação do poder representou, o que se vê hoje são nuanças de um único fenômeno.

 

 

Seria irresponsável de minha parte veicular o tema fora dos conjuntos da arte, a economia, a sociedade, e outros que compõem sua complexidade. Por isso, desenvolvem-se campos do conhecimento como o da cultura política, a economia política, a sociologia política, entre outros. Gosto de traçar paralelos entre inquietações populares e saberes acadêmicos a fim de não redundar num texto maçante sobre tema banal.

 

        

 

A primeira crítica que faço é à desvinculação cultural do cidadão com a esfera de relações políticas, enquanto a mesma não ocorre no patamar de fato. Quer dizer: o dissabor, o descrédito e o afastamento com relação a este âmbito não implica perda de vínculo real dele, uma vez que somos obrigados a votar, pagamos impostos e tributos variados, recorremos frequentemente a serviços públicos e, vez ou outra, reclamamos de alguma ação mal prestada.

 

 

A outra crítica é ao nosso despreparo em ser cidadãos. Em síntese: não sabemos ser cidadãos. A maioria da população desconhece as garantias jurídicas mínimas, é incapaz de reivindicar direitos e, quando o faz, busca recursos que não foram oferecidos pelas instituições de governo. O diálogo com secretários municipais através de cartas em jornais e a crença de que um governante deve prover tudo são exemplos do descompasso a que me refiro.

 

 

Quando escrevo algo sobre política, já o faço com a intenção de esclarecer pontos nebulosos e a ressalva de associá-la a outras esferas, como a cultura. Cada vez que o lápis é meu cúmplice neste assunto, sinto o afã de redirecionar o que entendemos por política. Há um movimento grande para deslegitimá-la, ausentar-nos de nossos direitos e deveres, e recrudescer a influência do mercado em relações que este não está preparado para mediar.

 

 

É confortante ser cidadão, saber exercer esta prerrogativa e conhecer o seu alcance e seus limites. A política com cidadania é o que todos os brasileiros teríamos o prazer de nutrir, reverenciar e sustentar. Ao contrário, uma política sem cidadania é vazia e dela não tiramos proveito como habitantes de uma nação moderna. É cedo usar os prefixos “a” ou “pós” quando ainda não se entende nem se usufrui do sentido de “política”.

 

 

Bruno Peron Loureiro é mestre em estudos latino-americanos e analista de relações internacionais.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho