Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo “Cultura de Acesso Vip”, por Bruno Peron Loureiro

20 Out 2009 - 11h13Por Bruno Peron Loureiro

CULTURA DE ACESSO VIP

 

Bruno Peron Loureiro

 

 

VIP é a sigla para “very important person” ou “pessoa muito importante” no nosso idioma. Já que PMI soa estranho e aquela é de uso comum, adoto-a neste breve texto. É lugar-comum falar delas, não? Todo o tempo estão as VIPs saindo na televisão, ou em capa de jornais, ou nas notícias da rádio. E que importaria se essa pessoa não fosse uma VIP? Se não fosse considerada assim, não daríamos a mínima.

 

 

O ponto a que quero chegar, assim logo de cara e em clima precoce de conclusão, é que a maioria dos que não são VIPs dá o sangue para sê-lo. A cultura de acesso VIP, considerando-se que se não é faz o possível para fingir que é, tomou conta da sociedade brasileira de um jeito que valeria a cabeça de quem inventou essa moda. E moda sabemos que pega.

 

 

Parte dos representantes políticos entra por porta exclusiva aos seus recintos de trabalho, faxineiros só sobem e descem por elevador de serviço em alguns edifícios, casas noturnas reservam uma das entradas aos “sócios”, negócios de maior volume furam fila em bancos e festas de famosos só se publicam mediante a passividade dos telespectadores em seu lar.

 

 

Tem mais: uso de pulseira em eventos, ambientes cercados de segurança para evitar a entrada de quem não é VIP, preços exorbitantes cobrados por bens ordinários para selecionar os frequentadores de algum local, cela especial nos presídios para quem tem curso superior, descontos só para quem tiver carteirinha de tal ou qual instituição, concessão de visto para turismo em países estrangeiros a uns e negação a outros.

 

 

Dale Carnegie, estadunidense famoso por seus livros e palestras sobre relações humanas, afirmava que todo ser humano é ávido de reconhecimento e de sentir-se importante. Ninguém gosta de ser um “zé ninguém”. O problema é quando este diagnóstico se alia a um dos aspectos da cultura brasileira de um achar que é mais do que outro só porque é fulano de tal ou porque só sobrevivem os espertos.

 

 

Está na hora de dizermos basta quando alguém furar fila e de pararmos de ser cúmplices do êxito injustificado de outrem que gozarão de bens pomposos e supérfluos às nossas custas. A expressão mais clara de ingenuidade dos “fiéis” é a construção de um império particular por uma instituição supostamente religiosa que desviou durante anos dinheiro que deveria ter fins sociais. Disso temos recebido notícias.

 

 

Ou bancamos as VIPs, ou queremos ser uma delas. Com que finalidade? Sei que é difícil mudar uma atitude que está tão infiltrada nos rincões da sociedade brasileira. Na incapacidade de ser uma VIP, dá-se um jeito. Não é o que faz o tal do “impostor” do programa “Pânico na TV”? Ele tem acesso custe o que custar. E consegue ser importante porque tem quem o legitime.

 

 

Ai dessa cultura se ela prosperar!

 

 

Bruno Peron Loureiro é bacharel em Relações Internacionais.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho