Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo "A Administração DEM/PT e a velha máxima das benesses da Lei"

11 Mar 2011 - 11h16Por

A primeira medida da administração DEM/PT no município de Dourados não deixou dúvidas, àqueles que ainda tinham, de qual vai ser a classe social que terá prioridade ou privilégios neste governo, embora o discurso de posse tenha sido outro. A medida a que me refiro foi à prorrogação do prazo para pagamento do IPTU com direito a desconto.

 

O imposto, que originalmente venceria no dia 10 de fevereiro, para pagamento parcelado, sem desconto, ou pagamento a vista, com desconto de até 20%, teve a sua data de pagamento com direito a desconto adiada por 30 dias, em medida da administração DEM/PT, administração essa, que a bem da verdade naquela data nem havia tomado posse.

 

Essa decisão fora tomada atendendo a solicitação da ACED (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), que foi, diga-se de passagem, uma solicitação louvável em defesa de seus associados. Até aí nada demais, pois as alegações da associação eram pertinentes. Segundo ela, os empresários no final e início do ano têm uma carga tributária majorada e neste ano tiveram, ainda, segundo eles, o agravante de terem as vendas no comércio prejudicadas pelas chuvas.

 

Acontece que o contribuinte que não fora informado do ”pacote de bondades” do DEM/PT e no dia 10 de fevereiro não tinha condições financeiras de quitar o imposto para obter o desconto, não teve alternativa a não ser o parcelamento. Já os “amigos do rei e da rainha” tiveram informação privilegiada e simplesmente deixaram para fazer o pagamento no dia 10 de março, sem com isso perder o direito ao desconto no valor total do débito na quitação a vista.

 

A grande sacanagem nessa medida é que aqueles contribuintes que já pagaram a primeira parcela no dia 10 de fevereiro, mesmo fazendo o pagamento a vista do saldo devedor do IPTU no dia 10 de março não serão beneficiados com o desconto na parcela já paga. Isso é um absurdo, já que na prática estarão pagando até 20% a mais na primeira parcela por terem pago o imposto com 30 dias de antecedência, talvez este, um caso inédito de pagar mais por antecipar o pagamento. 

 

A “brilhante medida” beneficiou apenas um grupo seleto de contribuintes, pois mesmo que a prorrogação da data de pagamento, em tese, tenha sido estendida a todos, na prática não foi o que aconteceu, pois ela não foi amplamente divulgada como deveria e a tempo de todos tomarem conhecimento. Na prática o que valeu foi a velha máxima, aos inimigos os rigores da Lei, aos amigos as benesses da Lei e aos que não são nem um nem outro apenas a Lei, ou seja, os amigos do “rei e da rainha”, tiveram informação privilegiada e as benesses da Lei, já os demais apenas a Lei, ou nem ela, já que a Lei pressupõe tratamento isonômico e não de compadrio.

 

Joacir Rodrigues de Oliveira

Sindicalista e membro da Executiva Municipal do PT de Dourados

RG. 266.757 SSP/MS – e-mail: joacirrodrigues@terra.com.br

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS