Menu
SADER_FULL
quarta, 23 de junho de 2021
Busca
Brasil

Leia a coluna Fala Sério “Nada será como antes”, por A.J. Rettenmaier

18 Dez 2009 - 18h15Por A.J. Rettenmaier

Mas é claro que esta frase sempre dita quando há algum rompimento, faz um efeito especial. Mas é mais do que claro também nossa obrigação de reconhecer que nada, jamais, em momento algum, hora após hora, dia após dia, será como antes. Pode-se ter, e isto é mais do que natural, a sensação extrema de perda de algum elo, alguma sensação positiva, que seriam substituídos por um vazio ou sempre por uma sensação de pesar do passado.

 

Vamos reconhecer que na maioria das vezes quando esta frase também é dita, recitada por quem gostaria de voltar o tempo, as horas, os dias, voltar tudo ao de antes do que aconteceu. Mas como é mais fácil dizer que nada será como antes, nela nos escondemos para não ter necessidade quem sabe de reconhecer também nossos erros e nossas falhas, que podem ter levado ao nada será como antes. Seria o mesmo que assumir que nós já poderíamos ter ouvido esta mesma sentença.

 

Podemos também nela nos esconder de uma possibilidade de dar o perdão pelo qual estamos até loucos, mas não o fazemos porque não sabemos o que os outros irão pensar. Claro, porque então para eles nós também não seremos mais como antes, mesmo que lá pouco se importem com o que sentimos ou queremos.

 

Se pensarmos com um pouco mais de profundidade nesta frase, veremos ainda que nada será como antes de nela pensarmos, ou será? Seria alguém capaz de nos dizer o que não será realmente como antes. Ou por outras. Alguém é capaz de dizer se nada será como antes, como será depois? Ora, se não conseguimos saber como será depois, como é que podemos dizer que nada será como antes?

 

E por falar nisso, se nada será como antes e não sabemos mesmo como será depois, será que alguém pode dizer, como está sendo agora?

 

Sabemos que muitos estarão questionando tudo isso que foi dito até agora, mas sem a menor sombra de dúvidas, ao terminarem de ler este texto, sentirão que depois do fim, agora, nada será como antes!

 

Então, vamos preparar agora o depois, para depois não dizer que agora, não é a hora!

 

Esta coluna com apoio da Brazilian Pack, Embalagens Plásticas, está em mais de setenta jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior.

 

Escritor, Cronista e Palestrante, membro da AGEI,         Associação Gaúcha dos Escritores Independentes.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

VEJA VÍDEO
Servidora não deixa lençol sujar com sangue de bandido e viraliza na internet
LUTO NA TV
Apresentador do Balanço Geral morre vítima da covid
COPA AMÉRICA
Com mudanças, Brasil encara Colômbia para garantir liderança do grupo
JOGOS ONLINE
Expectativas para legalização de jogos de azar movimenta mercado internacional
Policial
Criança de 6 anos sofre trauma de crânio após cair de atração no Beto Carrero World
DOSE ÚNICA
Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro
REAÇÃO CERTEIRA
Mulher flagra filha sofrendo estupro e esfaqueia pedófilo
VIOLENCIA DOMESTICA
Menina de 12 anos furta bisavô e leva 10 chibatadas da mãe por ordem do CV
MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março