Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Ivinhema realiza dia de campo sobre frutas

11 Abr 2007 - 09h14
O prefeito de Ivinhema, Renato Câmara (PMDB), participou do Dia de Campo da Fruticultura, realizado na propriedade do produtor João Manari, e que visou mostrar as técnicas de podas da goiabeira, uma nova cultura implantada pela atual administração municipal visando a diversificação rural com o fortalecimento da agricultura familiar e a geração de emprego e renda.
O empresário Hideki Asada, dono da Agroindústria Unifrutas, de Mirandópolis (SP), esteve no Dia de Campo, oportunidade em que mostrou, na prática, como fazer a poda correta nas goiabeiras. Ele esteve acompanhado do representante da empresa em Ivinhema, Ronaldo Manzan. O prefeito de Novo Horizonte do Sul, Marcílio Benedito (PT), esteve no encontro com a presença de alguns produtores do município vizinho.
O projeto de fruticultura, com um incremento maior da goiaba, foi implantado pelo prefeito Renato e já neste primeiro ano após o plantio, já vem obtendo sucesso. Tanto que Novo Horizonte aderiu ao projeto. Além da Unifrutas de Mirandópolis (SP), a fábrica Refricon Vegetable Foods de Bataguassu (MS) e a Ceasa de Campo Grande, já mostraram interesse em absorver as frutas colhidas em Ivinhema.
Pelo menos 15 mil pés de goiaba já foram plantados há um ano em Ivinhema e Novo Horizonte. As goiabeiras já estão dando frutos e sendo comercializados na região e até na Ceasa. Mas a plena produção começa em mais um ano. Agora, os produtores pioneiros estão se aperfeiçoando na poda ordenada das goiabeiras, o que foi feito no Dia de Campo na propriedade de João Manari.
Ivinhema já é o maior produtor de café e mandioca do Mato Grosso do Sul, e também se destaca na produção de leite, e agora também a se sobressair com a fruticultura, principalmente com goiaba e abacaxi. A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, também está incentivando a diversificação rural através da criação de ovinos, urucum (colorau) e galinha caipira.
Para incrementar ainda mais, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Ivinhema, está montando uma moderna unidade demonstrativa de fruticultura na Escola Agrícola, com investimento de R$ 23,7 mil, além dos equipamentos. Também, 44 famílias de produtores estão sendo assentadas em projeto agrário com recursos de crédito fundiário, onde cada uma vai cultivar pelo menos um hectare com goiaba.
O prefeito Renato, que é engenheiro agrônomo, mestre em produção e gestão agroindustrial e especialista em administração de empresas, concluiu dizendo que a diversificação rural é de suma importância para o fortalecimento da agricultura familiar, que é a base agropecuária de Ivinhema. “A fruticultura é um projeto estável e rentável para o produtor, pois gera emprego e renda”.
 
 
 
Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação