Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Indústria já registra maior geração de empregos no ano

25 Mar 2011 - 09h08Por Assessoria
O setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, já registra a maior geração de empregos no ano com 4.022 vagas abertas de janeiro a fevereiro, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego. O número corresponde a 43,3% do total de 9.284 novos postos formais de trabalho criados no Estado.

Ainda de acordo com o Radar da Fiems, na seqüência aparecem os setores da agropecuária, com 2.540 vagas ou 27,4%, e serviços com 2.135 vagas ou 23,0% do total de novos empregos criados em 2011. No ano, o segmento industrial que mais abriu novas vagas foi o da construção civil, com 1.966 postos de trabalho, seguido pela indústria de transformação, com 1.895, indústria extrativa mineral, com 110 vagas, e serviço industrial de utilidade pública, com 51 postos.

Com saldo de 1.693 empregos formais criados no mês de fevereiro, a indústria que alcançou um estoque total de 117,3 mil postos formais de trabalho em Mato Grosso do Sul, mantendo a parcela de 21% de todo o emprego formal existente no Estado, atrás somente dos setores de serviços (25%) e da administração pública (23%), com um total de 142,4 e 130,7 mil empregos formais, respectivamente. No total, Mato Grosso do Sul obteve a marca de 560,4 mil postos formais de trabalho, indicando uma elevação equivalente a 2,21% sobre o estoque total verificado ao fim de 2010.

O resultado ocorrido em fevereiro fez com que o segmento industrial em Mato Grosso do Sul alcançasse um novo recorde de empregos formais. Adicionalmente, de janeiro de 2010, até o momento, o recorde de empregos nas atividades industriais foi quebrado em 12 oportunidades, das quais nove foram consecutivas, como pode ser observado na tabela abaixo.

Índice

O índice no segmento industrial, na posição verificada em fevereiro, foi de 171,8 pontos, indicando um crescimento de 72% sobre o estoque do ano base (2005). Na mesma comparação, o setor de serviços apresentou um índice de 142,8 pontos e crescimento de 43%, o comércio com 132,8 pontos (+33%), a agropecuária com 116,1 pontos (+16%) e administração Pública com 112,5 pontos (+13%). No caso do emprego formal total em Mato Grosso do Sul, o índice de evolução alcançou a marca 133,7 pontos (+34%).

Constata-se, deste modo, que no período compreendido entre 2005 e 2011, até o mês de fevereiro, o ritmo de expansão do emprego formal na indústria em Mato Grosso do Sul foi 28% maior que àquele apresentado pelo conjunto da economia estadual. Na mesma comparação, em relação aos segmentos de serviços, comércio, agropecuária e administração pública, o ritmo de expansão da indústria foi maior em 20%, 29%, 48% e 53%, respectivamente.

No comparativo com igual mês do ano passado, os desempenhos do índice de evolução do emprego formal foram: indústria (11,8%), serviços (8,2%),
comércio (7,6%) e agropecuária (1,1%). Na mesma comparação, o índice para conjunto da economia sul-mato-grossense apresentou crescimento equivalente a 5,9%. Por fim, na comparação com o mês imediatamente anterior, os índices de evolução do emprego formal na agropecuária, indústria, serviços e comércio apresentaram desempenhos equivalentes a 1,9%, 1,5%, 1,3% e 0,7%, respectivamente. Já a administração pública, na mesma comparação, não apresentou alteração em seu índice.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS