Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Indústria de máquinas tem outubro ruim e cresce previsão de perdas

27 Nov 2009 - 07h38Por Folha Online

A indústria brasileira de máquinas e equipamentos sofreu novo revés em outubro, após dois meses de recuperação. O faturamento caiu 10% na comparação com setembro e fez a associação nacional do setor rever as previsões para a retração no ano, de 15% para 20%.

"A queda [em outubro] mostra a fragilidade dessa recuperação. Com isso, o ano deve fechar pior do que a gente imaginava", disse Carlos Pastoriza, vice-presidente da Abimaq (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos).

De acordo com Pastoriza, a grande influência para a retração no mês passado foi o segmento de bens sob encomenda, que registrou queda de 36,2% no faturamento no período.

"O setor ainda estava faturando com pedidos feitos antes da crise", disse, explicando que o segmento opera com entregas de longo prazo. "Houve um buraco de encomendas entre setembro, mês que marcou o início da crise, e julho deste ano, quando começou a recuperação. E isso está aparecendo no faturamento agora."

Ele ressaltou, porém, que os pedidos já voltaram a ser feitos, e que o segmento deve demonstrar recuperação nos próximos meses. O setor de máquinas para plástico também teve queda expressiva em outubro, de 35,9%.

A Abimaq informou também que a carteira de pedidos do setor registra, no ano, queda média de 3,1%.

Emprego

Mas, enquanto o faturamento ainda patina, a recuperação do emprego parece ter se firmado. O número de empregados no setor de máquinas e equipamentos teve leve alta, de 0,1%, no mês passado ante setembro, a terceira consecutiva. "Parece que o emprego já atingiu o fundo do poço, e agora cresce timidamente", disse Pastoriza.

Entre outubro de 2008 e o mesmo mês deste ano o setor acumula perda de 17.132 empregados, ou 6,8%. Nos últimos três meses, houve uma recuperação de 2.890 postos de trabalho.

A utilização da capacidade instalada, que mensura o uso de máquinas e equipamentos nas indústrias, ficou em 81,77% em outubro, queda de 0,6% ante setembro (82,28%) e de 5,1% frente ao mesmo mês de 2008 (86,17%).

Financiamento

O diretor de financiamentos da Abimaq, Carlos Nogueira, afirmou que o setor está negociando com o governo a prorrogação das condições facilitadas de financiamento para bens de capital, que vão até dezembro ou até que os empréstimos atinjam R$ 44 bilhões.

"O pleito real é que seja eterno [o programa]. Nós temos que ter condições de financiamento sempre, como acontece em outros países", disse. De acordo com Nogueira, os financiamentos de máquinas e equipamentos pelo programa do BNDES chegaram a R$ 25 bilhões entre setembro e outubro.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação