Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Índios que trabalhavam irregularmente recebem indenização

2 Abr 2007 - 15h53
Índios de várias etnias receberam indenizações pagas por uma usina de cana em Mato Grosso do Sul. Eles tiveram os contratos de trabalho suspensos depois que o Ministério Público encontrou irregularidades nas lavouras.

 Foi em um local improvisado dentro da aldeia que os representantes de uma destilaria cancelaram os contratos. Setenta e cinco índios da Reserva de Dourados receberam no último sábado (31) as indenizações pela quebra do contrato. A determinação foi do Ministério Público do Trabalho, que recebeu denúncias de irregularidades na segurança e nos alojamentos dos trabalhadores.


Há seis meses, a empresa estava sendo chamada pelos procuradores para solucionar os problemas. Como os pedidos não foram atendidos, a destilaria foi interditada. Os 197 trabalhadores indígenas das aldeias de Dourados, Amambá e Coronel Sapucaia eram os mais prejudicados porque tinham de ficar alojados no local.

O índio caiuá Valdir Gervaso ficou oito dias na colheita da cana. Recebeu R$ 500,00 e agora vai ter direito também a três meses de seguro desemprego. “Na primeira vez que cheguei ao local, tive que dormir no chão”, conta.

Para o índio guarani Remício Martins, assinar os documentos foi um alívio. Ele mora na aldeia Bororó, em Dourados, e tem quatro filhos para sustentar. Há 20 dias cortava cana sem nenhuma segurança.

Além de conferir os pagamentos das rescisões, os procuradores do Ministério do Trabalho, acompanhados por policiais federais, evitaram que os índios fossem coagidos por alguns comerciantes. Três deles tentavam cobrar dívidas dos trabalhadores no momento em que as indenizações eram pagas. Eles foram expulsos do local.

“Se ele tiver uma conta a acertar no mercadinho ou na venda, ele vai receber o dinheiro dele e pagar. Não é justo nem correto esse representante da vendinha estar lado a lado com o tesoureiro da empresa e reter o dinheiro desse trabalhador. Isso não pode ser tolerado”, afirma o procurador Luciano Michelão.

Todos os 197 índios que trabalhavam na usina já receberam as indenizações. Em nota, a usina informou que vai comprar equipamentos de segurança e reformar os alojamentos.

 

 

Globo Rural

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho