A emissão de cheques sem fundos em maio apresentou o menor percentual para o quinto mês do ano desde 2004, segundo aponta o Indicador Serasa Experian. A inadimplência nessa modalidade de crédito foi de 1,86% em maio deste ano.
No acumulado do ano, o levantamento também verificou queda no percentual de cheques sem fundos. De janeiro a maio, houve 1,90% de cheques devolvidos, menor percentual registrado desde 2006, considerando os cinco primeiros meses do ano.
As baixas verificadas na inadimplência com cheque se devem à recuperação da qualidade neste instrumento, de acordo com a pesquisa.
De janeiro a maio, o Amapá foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (12%). Na contramão, São Paulo, foi o estado com menor percentual (1,45%).
"Em um ambiente de endividamento crescente, o cheque promove agilidade no registro da inadimplência, por meio de sua devolução. Além disso, o consumidor tem evitado o parcelamento com cheque pré-datado, porque oferece prazos menores de financiamento, não há opção de amortização menor que o valor acordado e a renegociação é mais difícil", afirma a Serasa, por meio de nota.
Perspectiva
A perspectiva é de que o bom volume de vendas no Dia das Mães, na Copa do Mundo e no Dia dos Namorados, que pode ter ampliado o endividamento do consumidor, pode refletir no indicador.
No entanto, a Serasa prevê que, de qualquer forma, a inadimplência com cheques fechará o ano menor que a registrada em 2009.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

INSS: reembolso de desconto ilegal começa dia 24; saiba como aderir

MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025
Mais Lidas

TRAGÉDIA: Mãe e filha morrem em acidente e criança de 6 anos sobreviveu, vítimas são identificadas

Identificado o casal é executado a tiros em frente a loja de cosméticos

TRAGÉDIA: Rapaz morre e criança é socorrida após carro bater em árvore e pegar fogo

Processo seletivo com 20 vagas para Corpo de Bombeiros de MS tem salários de até R$ 13 mil, CONFIRA
