Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

HU/UFGD inaugura Ponto de Leitura para pacientes

9 Out 2009 - 16h11Por Fátima News, com Assessoria

 

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em parceria com o Instituto pelo Desenvolvimento da Arte e da Cultura de Dourados (IDAC) e Secretaria Municipal de Educação, inaugurou quinta-feira (08) mais um Ponto de Leitura em Dourados, o quarto projeto implantado com patrocínio da Cultura Viva/Ministério da Cultura.

 

 

O Ponto de Cultura Todas as Idades “Guimarães Rosa” funcionará no Solário interno do hospital e desenvolverá atividades de leitura com pacientes internos. Às quartas-feiras, haverá leitura e ‘contação’ de histórias no próprio local e às quintas-feiras, as leituras serão feitas a pacientes internados e que não podem sair dos quartos.

 

 

Só para o Ponto Guimarães Rosa, estão sendo disponibilizados 102 títulos, infantil e adulto, conseguidos através de doações resultantes de oficinas, shows e eventos promovidos pela Coordenadoria de Cultura da UFGD e IDAC em 2008 e 2009. O Ponto de Cultura Todas as Idades do HU/UFGD vai organizar, nos próximos meses, a formação de uma equipe de voluntários que queiram participar da proposta. Hoje, as acadêmicas de Psicologia da Unigran Kamila Peres e Fabiane Rocha, já atuam no projeto sob coordenação da professora Maria Helena Beluque e apoio de Daya Russo, coordenadora dos Pontos de Cultura da UFGD.

 

 

Durante a inauguração, o Diretor de Administração e Planejamento do HU/UFGD, Rosemar Hall, enfatizou que esta é mais uma ação de humanização desenvolvida no hospital que surge para somar com o tratamento e recuperação dos pacientes. “No Ponto de Leitura os pacientes vão interagir com a leitura tirando e minimizando a preocupação do momento”.

 

 

O Coordenador de Cultura da UFGD, Emmanuel Marinho, lembrou a Instituição é precursora do projeto sendo a primeira do país a implantar um Ponto de Cultura. “E já estamos na implantação da quarta proposta e ainda vamos inaugurar vários outros. Estamos muito felizes”, encerrou o poeta que também declamou suas poesias durante a solenidade de inauguração.

 

 

Para a cidadã Jucélia Correia, que está com a neta de 10 anos internada na ala de pediatria do HU/UFGD, a proposta é fantástica porque faz a criança ocupar o seu tempo ao invés de pensar na internação.

 

 

PONTO DE LEITURA GUIMARÃES ROSA

 

 

O objetivo do Ponto é integrar o processo de humanização do HU/UFGD, com o intuito de minimizar os sofrimentos dos pacientes e dos familiares com momentos agradáveis que ocupem o tempo ocioso. A prioridade é fazer o bem ao doente internado.

 

 

Para os organizadores do Ponto de Leitura no HU/UFGD, como Guimarães Rosa, médico que curou os doentes da alma com suas obras literárias, a leitura e as artes servirão de tratamento a todos que se encontram no hospital, não somente mudando as pessoas para a apreciação da leitura, mas também funcionando com um recurso para passar o tempo, despertar os horizontes da imaginação e firmar a esperança nos corações.

 

 

Atualmente, a UFGD mantém os Pontos de Leitura Monteiro Lobato, na Biblioteca Municipal;  Luiz D´Ávila Lima, na escola Aurora Pedroso e o Bartolomeu Campos de Queirós, no Centro de Integração do Adolescente – CEIA.

 

 

 

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS