Menu
SADER_FULL
terça, 18 de maio de 2021
Busca
Brasil

Governo vai incentivar escolas a compartilhar gestão

3 Dez 2004 - 13h41
As eleições diretas para a direção colegiada das escolas estaduais, em novembro, mostraram que a democracia na rede estadual está consolidada. A partir dessa conquista, o Governo Popular, através da Secretaria de Estado de Educação, pretende estimular as escolas estaduais a fortalecerem os Colegiados Escolares e as Associações de Pais e Mestres (APM), com a finalidade de ampliar a participação da comunidade na gestão da escola.

O secretário Hélio de Lima avalia como positivo o resultado das eleições. “O processo democrático foi ratificado e as comunidades escolares manifestaram seus anseios reelegendo os gestores ou escolhendo novos, em alguns casos. Esperamos que, dessa forma, a autonomia das escolas seja garantida, para que elas se tornem um espaço de reflexão, de incentivo ao senso crítico, de estímulo ao aprendizado dos alunos e, acima de tudo, de garantia da cidadania”, declara.

“Vamos estimular as comunidades escolares a adotarem a gestão compartilhada, porque essa é a estratégia que garante resultados à escola. Os diretores, estreantes e reeleitos, precisam buscar a colaboração de pais, alunos, comunidade e educadores, para que consigam alcançar os resultados esperados”, salienta o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima.

As direções colegiadas eleitas terão oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a prática da gestão compartilhada nas capacitações programadas para janeiro e julho de 2005. A SED vai incentivar os gestores eleitos e reeleitos, além da própria comunidade, a fortalecer as Associações de Pais e Mestres e o Colegiado Escolar, que são as principais instâncias de participação.

“As escolas estaduais precisam de gestores que, ao assumirem o mandato, em janeiro, estejam dispostos a buscar parceiros, ouvir a comunidade, considerar as opiniões divergentes, enfim, encontrar as soluções para a escola e garantir o aprendizado dos alunos”, afirma Hélio de Lima.
 
 
APN

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NO HARAS
Vaqueiro morre ao ser arrastado por boi durante vaquejada, em Paranatama; veja vídeo
Foto: Divulgação/Instagram LUTO NA MÚSICA
MC Kevin morre aos 23 anos no Rio de Janeiro
SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho