Menu
SADER_FULL
domingo, 9 de agosto de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
BANNER ECO TOUR
Brasil

Governo vai antecipar 13º de aposentados

11 Mai 2007 - 09h31

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos, porque o governo deve antecipar 50% do décimo terceiro salário deste ano, provavelmente em setembro, como ocorreu em 2006. A data do pagamento deverá ser definida até o fim do mês, quando forem concluídas as negociações entre os técnicos do Ministério da Fazenda e entidades representativas dos aposentados e pensionistas.

Dívidas - Os aposentados e pensionistas que possuem dívidas ou pensam em fazer empréstimos, como o famoso crédito consignado, com desconto direto no pagamento do benefício, devem ficar atentos e, se possível, conciliar os prazos do novo financiamento com o recebimento da antecipação de parte do salário extra. Dessa forma, poderão reduzir os juros pagos e o crescimento do débito. Para quem usa o cheque especial, seria melhor tomar um empréstimo consignado de curto prazo e quitar o empréstimo com o 13º, sempre buscando os menores juros.

Existem diferenças substanciais entre as taxas cobradas pelos bancos para os aposentados. Hoje há um teto fixado pelo governo para os empréstimos, atualmente em 2,72%, o que é positivo. Porém, essa é a taxa máxima e o aposentado deve procurar as alternativas, conforme o prazo do empréstimo pretendido. Na última tabela em vigor no site da Previdência Social, os juros partiam de 0,95% ao mês nas operações de seis meses, mas há quem cobre o teto até para esses prazos curtos, portanto é preciso pesquisar.  Para os aposentados, a análise das taxas é feita no próprio site do INSS, no endereço
http://www.inss.gov.br/pg_secundarias/paginas_perfis/emprestimo_consignado_01.asp

Mandato - Segundo o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, a intenção do governo é antecipar o pagamento de metade do 13º durante todo o segundo mandato do presidente Lula, que vai até 2010. Até 2005, o benefício era pago integralmente em dezembro. O pagamento antecipado de metade do décimo terceiro este ano deverá beneficiar cerca de 22,2 milhões de aposentados e pensionistas, o que representará o ingresso de R$ 6,5 bilhões na economia, de acordo com a Previdência Social.

Quem começou a receber o benefício depois de janeiro de 2007, terá o valor calculado proporcionalmente. Quem é beneficiado com salário-maternidade ou auxílio-doença, por exemplo, também receberá o pagamento proporcional ao tempo em que ficou segurado pelo INSS. A outra parcela do décimo terceiro será paga em dezembro.

Segundo a Previdência Social, só não têm direito ao décimo terceiro os cerca de 2,5 milhões de segurados que recebem benefícios assistenciais concedidos pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

 

 

Diário Net

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Entenda como o Paraguai tem 66 mortes por Covid-19 e o que MS deveria aprender
AUXILIO EMERGENCIAL
Apesar da falta de recursos, governo avalia prorrogar Auxílio Emergencial
OPORTUNIDADE NO MS
JBS oferece 600 vagas de emprego em 6 cidades de MS
VACINA COVID 19
Bolsonaro diz que vacina contra covid deverá estar disponível em dezembro
FALSIFICAÇÃO
Nota falsa de R$ 200 começa a circular
REABERTURA DO COMÉRCIO
Brasil e Paraguai podem reabrir comércio na fronteira em 10 dias, diz ministro
REINFECÇÃO EM ALERTA
Novo coronavírus tem segundas novas ondas de reinfecção e acendem sinal de alerta
FÁTIMA DO SUL - DICA CIA DO BICHO
Saiba o que são rações terapêuticas, Cia do Bicho destaca vários tipos, confira
BRASIL - 96.326 MORTES
Brasil tem 2.817.473 casos de Covid-19, indica consórcio de veículos da imprensa em boletim das 13h
EXPLOSÃO EM BEIRUTE
Libanês se emociona e diz: Parecia uma bomba atômica, que acabou com tudo