Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Governo federal admite dívida de ITR com municípios de MS

18 Mar 2010 - 12h58Por Conjuntura Online
O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Beto Pereira (PSDB), ouviu do secretário-executivo do Comitê Gestor do ITR (Imposto Territorial Rural), Dourival Padovan, a certeza de que a dívida da União com as prefeituras está sendo analisada para posterior liberação dos valores.
 
Beto Pereira esteve com Padovan na Secretaria da Receita Federal, em Brasília, na última terça-feira (10), acompanhado dos prefeitos Wiliam Brito, de Rio Verde; Gilberto Garcia, de Nova Andradina e do diretor-administrativo da entidade, Sebastião Nunes da Silva, com quem discutiu a liberação do dinheiro pertencente às prefeituras.
 
O presidente da Assomasul cobrou do secretário parte do ITR de 2009 que não foi repassada aos municípios de Mato Grosso do Sul.
 
Durante o encontro, foram apresentados documentos comparando os ITR’s dos anos de 2007, 2008  e 2009, de levantamento que a Assomasul realizou mostrando as diferenças de valores a que os municípios tem direito na arrecadação do tributo.
 
Mato Grosso do Sul é o primeiro estado do País no ranking nacional em adesão a municipalização do ITR, uma vez que  75 dos 78 municípios optaram pela adesão.
 
A CNM (Confederação Nacional de Municípios) fez um levantamento com alguns municípios no Brasil e ficou constatado diferença de repasses pelo governo federal a menor para os municípios.
 
Padovan disse que em fevereiro comunicou, durante uma reunião, ao Tesouro Nacional, ao SERPRO  (Serviço Federal de Processamento de Dados), a Receita Federal e ao Banco do Brasil que ficaram de apurar os valores.
 
Disse ainda que por conta dessa reunião, o SERPRO está concluindo a apuração dos valores de ITR arrecadados pelos municípios sul-mato-grossenses em 2009.
 
Falou ainda que ele próprio fez um levantamento nos municípios de Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Água Clara, Coxim e Terenos e constatou realmente uma diferença acentuada dos valores arrecadados e repassados aos municípios.
 
O secretário prometeu que nos próximos dias dará uma posição à Assomasul, uma vez que com a apuração feita pelo SERPRO, ele levará esse problema ao conhecimento do subsecretário de Arrecadação, Haschimura.
 
O presidente da Assomasul cobrou ainda a liberação dos dados dos contribuintes aos municípios.
 
Padovan garantiu que os dados estão em fase final do trabalho no portal do ITR quanto a segurança e sigilo fiscal e que ainda faltam alguns municípios habilitarem seus servidores para que tenham posse definitiva do sistema.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação