Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Glória de Dourados realiza a II Conferência das Cidades

30 Dez 2009 - 14h29Por Demerval Nogueira / Fátima News

A Prefeitura realizou no anfiteatro do Defap a II Conferência da Cidade de Glória de Dourados, que teve como tema principal, “Habitação, Saneamento Básico, Regularização Fundiária e Plano Diretor”. O palestrante Alex Walber, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental, discorreu sobre diversos temas e discutiu com a população a necessidade da realização da Conferência, falando sobre os temas da II Conferência da Cidade de Glória de Dourados. Ele disse que combater as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaços mais humanizados, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte, segundo o palestrante, é uma necessidade premente. O Ministério das Cidades, criado pelo atual presidente da República, em 1º de janeiro de 2003, contemplando uma antiga reivindicação dos movimentos sociais de luta pela reforma urbana. Alex Walber argumenta, “a Conferência Nacional das Cidades é a grande oportunidade para identificar os possíveis avanços e também vislumbrar as dificuldades para poder implantar a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”, disse Walber salientando ainda, “com a integração da política urbana, com definições de diretrizes para o desenvolvimento do Plano Diretor, Política Fundiária, Mobilidade e Acessibilidade Urbana, Habitação e Saneamento Básico, que são fatores exponenciais para a sobrevivência na área urbana na atualidade”.

 

 

Segundo os especialistas no assunto, o Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades. É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte da cidade. É processo de discussão pública que analisa e avalia a cidade que temos para depois podermos formular a cidade que queremos. Desta forma, a Prefeitura em conjunto com a sociedade, busca direcionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais. O Plano Diretor deve, portanto, ser discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito. O resultado, formalizado como Lei Municipal, é a expressão do pacto firmado entre a sociedade e os poderes Executivo e Legislativo.

 

 

O prefeito Arceno Athas Júnior disse durante a realização da II Conferência da Cidade de Glória de Dourados que, “é necessário que se faça uma administração com um direcionamento correto, pois somente assim, nós vamos desenhar uma cidade condizente com a realidade e a necessidade da nossa população urbana”, dimensiona Athas esclarecendo ainda, “é isto que nós estamos procurando, ou seja, vislumbrando novos paralelos e raios de ações para que a nossa administração realize as obras necessárias dentro de um plano preestabelecido onde possa abranger todas as camadas sociais, com precisão absoluta, sabendo que os investimentos dos recursos públicos devem ser bem aplicados e que surtam os efeitos amplamente desejados, facilitando a vida da comunidade como um todo”, reitera o prefeito. Segunda dados estatísticos, as cidades brasileiras abrigavam, há menos de um século, cerca de 10% da população nacional e, hoje, a população urbana, gira em torno de 82%, representando um verdadeiro inchaço populacional urbanístico, com diversos fatores agravantes que acabam detonando uma verdadeira desigualdade social.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS